As 174 pessoas que precisaram passar a noite de sábado (07) nos abrigos montados pela Prefeitura de Curitiba começam a voltar para suas casas nesta manhã de domingo (08). As famílias dormiram nas escolas municipais Joana Raksa, no Pinheirinho, e Otto Bracarense, no CIC. Outras 70 famílias também receberam atendimento na Escola Municipal Pró-Morar e no CRAS Barigui, no CIC, e outras 10 no CRAS Acrópole, no Cajuru. Também são pontos de referência para as pessoas atingidas a Escola Municipal Álvaro Borges, a Associação dos Moradores do Vitória Régia e a Escola Municipal Maria Marly. Esses espaços seguem de sobreaviso caso a chuva volte ou até que as famílias tenham condições de efetivamente retornar para suas casas.
Ao longo de todo o dia de sábado, o Instituto Pró-Cidadania de Curitiba distribuiu mais de 900 cestas básicas para as famílias atingidas. Além dos alimentos, também foram entregues 314 cobertores, galões de água, fraldas infantis, material de higiene pessoal, leite em pó e outros produtos de necessidade básica, através dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Quem também quiser ajudar e doar roupas, cobertores, toalhas de banho, produtos de higiene e alimentos não perecíveis, deve procurar os pontos de coleta da Doe Calor. Todos os endereços estão no site www.doecalor.com.br.
Estado de alerta
De acordo com balanço da Defesa Civil feito às 15h00 deste domingo, 15.522 pessoas foram afetadas e 3.516 casas atingidas. Foram mais de 3.000 atendimentos. Os bairros mais atingidos foram o Uberaba, Cajuru, Boqueirão, Tatuquara, Santa Felicidade e 10 vilas da Cidade Industrial de Curitiba.
O prefeito Gustavo Fruet determinou no sábado estado de alerta por causa da cheia dos rios Barigui e Belém. Com isso, todos os servidores municipais estão de sobreaviso e podem ser convocados a qualquer momento para apoiar as equipes de mais de 500 técnicos da Assistência Social, Defesa Civil, Guarda Municipal, Saúde, Educação e Meio Ambiente que já estão desde a noite de sexta-feira (06) no combate à cheia e no atendimento da população atingida.