A suspensão do atendimento no Pronto Atendimento Infantil de Araucária (PA Infantil) está se tornando um problema para famílias da região. O estabelecimento não funcionará por tempo indeterminado, devido a um problema na caixa d’água do prédio, o que acabou causando um alagamento no local. Por isso, crianças enfermas terão que ir a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no Jardim Planalto.

A dona de casa, Rose Zela, de 34 anos, afirma que nesta última quarta-feira (26), não conseguiu médicos, no posto de saúde do Boqueirão, para atender o filho de 11 anos, Bruno, que estava com febre. “Me informaram, então, para ir ao Pronto Atendimento Infantil, mas quando cheguei lá, estava fechado. Não fui ao Pronto Atendimento do Jardim Planalto porque (o local) é bem retirado. Do outro lado da cidade”, diz ela, reclamando ainda da falta de remédios nos postos e da demora para marcar exames.

Uma avaliação preliminar da Secretaria Municipal de Obras havia estimado que provavelmente os serviços prestados no Pronto Atendimento Infantil poderiam voltar a ser executados no local na próxima semana. No entanto, uma análise mais minuciosa mostrou que a tubulação e a fiação elétrica do local são antigas, não sendo compatíveis com os padrões técnicos de materiais encontrados atualmente para compra e, por isso, precisarão ser refeitas, o que aumentará o tempo anteriormente avaliado para a reforma.

Segundo a Prefeitura de Araucária, a Secretaria de Saúde está trabalhando para que o transtorno à população seja o mínimo possível e para que os problemas estruturais necessários sejam sanados, levando em consideração as medidas de segurança exigidas para o caso e garantindo os atendimentos, ainda que em outra unidade.