Feira do Largo da Ordem aos sábados é suspensa e barracas são reorganizadas aos domingos
A partir deste final de semana, a tradicional feirinha do Largo da Ordem, no Centro Histórico de Curitiba, fica suspensa aos sábados e acontece somente aos domingos. No dia 20 de fevereiro, as barracas localizadas na Rua Kellers, na área em frente à Mesquita, serão reorganizadas.
A mudança será feita por conta de obras de melhoria, requalificação e expansão das calçadas do trecho, que fazem parte do programa Caminhar Melhor da Prefeitura de Curitiba. A nova configuração é temporária e deve durar cerca de quatro meses, período previsto para a conclusão da revitalização na via.
Cerca de 400 barracas normalmente instaladas no local serão realocadas para ruas próximas, a fim de oferecer boas condições para os artesãos-expositores e para os visitantes da feira.
Os quiosques passarão ocupar a Rua Trajano Reis até a Treze de Maio e o trecho da Rua Muricy até a Rua Almirante Barroso, que será reconfigurado e passará a ter quatro fileiras de barracas. Assim, os visitantes terão dois corredores de circulação. Na Rua Ermelino de Leão, serão duas fileiras de barracas.
Apoio integral
Segundo a coordenadora das Feiras de Artesanato do Instituto Municipal de Turismo, Tangrian Cunico dos Santos, equipes da Prefeitura estarão auxiliando os artesãos, desde a montagem da feira (feita na madrugada de domingo) e também fazendo as orientações que forem necessárias tantos aos feirantes quanto aos usuários ao longo do dia.
Além disso, como a feira é um local onde as pessoas passeiam, o redirecionamento do trajeto das barracas ocorre de uma forma quase natural, durante o próprio caminhar dos usuários.
“Mas estamos garantindo que tudo ocorra com o menor transtorno possível para todos”, diz Tangrian. “Estamos com um apoio de vários setores da Prefeitura; como trânsito, segurança, entre outros parceiros.”
Praça de alimentação
Algumas barracas de alimentação, que estavam dispersas ao longo da feira, também serão reagrupadas. Com isso, a feirinha contará com três praças de alimentação: a da Rua Trajano Reis (mantida) e as “novas” na Rua Ermelino de Leão e na Rua Jaime Reis.
Feira de sábado
Neste fim de semana, a feirinha também retoma o funcionamento tradicional, de antes da pandemia de covid-19, concentrando todos os expositores aos domingos. Em decorrência da pandemia, vinha sendo realizada uma edição aos sábados, com parte dos expositores de domingo, no mesmo local, a fim de reduzir o volume de pessoas na área.
Com o novo cenário da pandemia na cidade, a feira de sábado está suspensa temporariamente.
Um novo edital será lançado para a configuração desta feira aos sábados, sem nenhum prejuízo para os feirantes já registrados na feirinha de domingo.
Atualmente a Feira do Largo vem operando com 70% da sua capacidade, com cerca de 800 unidades, do total de 1.300 barracas cadastradas.
A obra
A intervenção na Rua Kellers, no bairro São Francisco, começou na segunda-feira (14) e faz parte do programa Caminhar Melhor de requalificação e expansão de calçadas e ciclovias e integra o Programa de Mobilidade Urbana contemplado no Plano de Governo para a gestão 2021/2024.
O novo passeio em paver (blocos de concreto) vai alcançar 225 metros da via, no trecho entre as ruas Desembargador Ermelino de Leão e Martin Afonso.
O programa vai destinar R$ 40 milhões de investimentos para toda a cidade, que terá 50 km de nova estrutura cicloviária e 100 km de calçadas com melhor acessibilidade.