A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou na manhã desta quinta-feira (5) o resultado da classificação de estabelecimentos de alimentação avaliados pelo órgão. Bares, lanchonetes e restaurantes foram inspecionados e categorizados de acordo com a qualidade sanitária encontrada. Em Curitiba, foram inspecionados 144 locais, que passaram por duas avaliações.
Sete estabelecimentos foram reprovados pela fiscalização e não receberam a categorização por ter algum tipo de ajuste solicitado pela Anvisa. São eles: Albatroz, Clube do Malte, Costelão do Gaúcho, Engenho de Minas, Mondo Birre, Mr. Green e Pata Negra.
Os locais inspecionados na capital fazem parte de seis rotas gastronômicas da cidade: Santa Felicidade, Juvevê, Centro Histórico, Avenida das Torres, Mateus Leme e Batel. A classificação dos restaurantes vai de A (excelente) até E (ruim), entretanto, só receberão a categorização aqueles que ficarem classificados como A, B ou C.
O projeto oferece aos consumidores acesso a informação sobre o desempenho dos serviços de alimentação na inspeção sanitária, com base em critérios de risco, que abrangem não somente questões de higiene, mas também boas práticas de manipulação, conservação e armazenamento de alimentos.
Clique aqui e confira a categorização dos 144 estabelecimentos fiscalizados em Curitiba
Fiscalização Nacional
Apenas 38% dos estabelecimentos de alimentação avaliados pelo órgão foram classificados na categoria A e, portanto, mantêm um padrão sanitário considerado ideal.
Ao todo, 1.921 serviços de alimentação em 26 cidades, incluindo 11 das 12 cidades-sede (exceto Salvador), passaram voluntariamente pela inspeção – 41% deles foram classificados na categoria B, 15% na categoria C e 6% como pendentes.
Em relação aos serviços de alimentação localizados em 11 dos 12 aeroportos das cidades-sede (exceto o de Manaus), 53% foram classificados na categoria A, 39% na categoria B, e 6% na categoria C. Dois por cento foram qualificados como pendentes.