(Divulgação/AenPR)

Ao todo, o teste avaliou 1.333 unidades de produtos

Uma fiscalização feita pelo Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR) encontrou irregularidades em produtos típicos durante a operação Festas Juninas, realizada entre 14 de maio a 29 de junho. Os exames de laboratório foram feitos em Curitiba e nas Regionais de Londrina, Maringá, Cascavel e Guarapuava.

Produtos juninos

Ao todo, o teste avaliou 1.333 unidades de produtos e 435 itens avaliados preliminarmente nos locais de revenda. As análises foram feitas em milho de pipoca, amendoim, canjica, vinhos populares, aguardente de cana, doces de época em geral, goiabadas, canela em rama e em pó, cravo da índia, noz-moscada, estalinhos e saquinhos de pipoca.

Leia também: PRF apreende 52% a mais de drogas no primeiro semestre no PR

Irregularidades

Os agentes do Ipem-PR lavraram seis autos de infração por falta quantitativa nos produtos e outros 15 por irregularidade formal na embalagem, representando um percentual de 5,18% de reprovação.

Nos 90 estabelecimentos visitados, os fiscais do Ipem encontraram vários casos nos quais a quantidade, o volume ou o peso do produto era inferior ao informado na embalagem, e tamb

As empresas autuadas pelo Ipem-PR têm 10 dias para apresentar a defesa e pode ser multada em até R$ 1,5 milhão.