Como era de se esperar, o feriadão de Páscoa e Tiradentes começou com muito movimento nas estradas que cortam o Paraná. O maior fluxo de veículos deve acontecer até às 14h desta sexta-feira (18).
Na BR-277, que liga Curitiba ao litoral do Paraná, a previsão é de que 20 mil veículos circulem em direção às praias ao longo do dia. Segundo a Ecovia, concessionária que administra o trecho, desde às 5 horas a circulação de veículos na rodovia é intenso.
Vai viajar? Está nas praias? Confira a previsão do tempo durante o feriadão clicando aqui.
Entre às 8 e 9 horas desta sexta (18) a concessionária registrou a passagem de 1,5 mil carros por hora em direção ao litoral, fluxo duas vezes maior que o normal. A previsão é de que o horário de pico para está sexta-feira deve acontecer entre 10h e 11h, com previsão de 1,6 mil carros rumo às praias.
Na quinta-feira (17), o movimento em direção ao litoral registrou 19 mil veículos. O maior movimento foi à noite, com picos de 1,4 mil veículos entre 19h e 20h. O fluxo se estendeu alto até o final da noite, voltando ao normal na madrugada de hoje.
Já para sábado (19), o movimento será um pouco mais tranquilo na BR-277, PR-508 e PR-407. A Ecovia prevê a passagem de pouco mais de 11 mil veículos no sentido Litoral e mais 10 mil no sentido Curitiba. O horário de pico deve acontecer entre 10h e 11h, com a passagem de 1,1 mil carros.
No km 18 está em execução a reconstrução da ponte sobre o Rio Jacareí (sentido Curitiba), região de Morretes. A pista no sentido Curitiba ficará interditada e o fluxo será desviado para o sentido Paranaguá, com mão dupla por um trecho de aproximadamente 600 metros. Em horários de maior movimento haverá operação especial no local.
Confira o que abre e fecha em Curitiba durante o feriadão clicando aqui
BR-376 com lentidão
A PR-376, que liga o Paraná ao Litoral de Santa Catarina o movimento também é intenso desde a noite de quinta-feira (17). Segundo a Autopista Litoral Sul, que administra o trecho, há pontos de lentidão entre os quilômetros 648 e 677 nas regiões de Tijucas do Sul e Guaratuba (PR), em razão das obras de reforço na ponte do km 677. O tráfego está restrito na faixa 1 (a esquerda).
Já na BR-101, de Santa Catarina, há pontos de lentidão na pista Sul (sentido Palhoça), do km 219 ao km 232, na região de Palhoça (SC), devido ao tráfego intenso.
Segundo a concessionária, a previsão é de que 39 mil veículos circulem por dia no trecho entre Curitiba e Palhoça (BR-116/Contorno Leste, BR-376 e BR-101). O maior período de movimento deve ocorrer até às 16 horas desta sexta-feira (18). Já no retorno do feriado, na segunda-feira (21), é esperado um fluxo alto de veículos ao longo do dia.
Interior do Paraná
O movimento também é intenso nas estradas que ligam a capital ao interior. Na BR-277, o fluxo é alto sentido Ponta Grossa. A CCR RodoNorte emitiu um alerta para que os motoristas reduzam a velocidade no trecho em razão do grande número de veículos. De acordo com a concessionária, 252 mil veículos devem circular entre Curitiba e Interior entre os dias 17 e 22. A concessionária alerta que a melhor alternativa para sair de Curitiba será evitar viajar entre as 7h e 15h.
Retorno
A maior concentração de tráfego na volta do Interior para Curitiba deve ocorrer na segunda-feira (21), no período da tarde, a partir das 15 horas, na passagem por São Luiz do Purunã. Há possibilidade de congestionamento no encontro das BRs 277 e 376, nesta região, até a passagem por Campo Largo. O retorno a Curitiba será mais tranquilo no domingo, o dia todo, ou ainda na segunda-feira pela manhã.