Segundo a Defesa Civil, pelo menos três cidades tiveram famílias prejudicadas pelo temporal
As fortes chuvas, acompanhadas de vendavais, que atingiram o Paraná entre a noite de domingo e a manhã desta segunda-feira (5) prejudicou pelo menos 23 famílias na Vila Carvoeira, zona rural da cidade de Reserva do Iguaçu, na região central do Paraná. As informações são da Prefeitura da cidade.
Segundo a prefeitura de Reserva do Iguaçu, há famílias que perderam tudo e que tiveram que ser retiradas temporariamente de suas casas. Os desalojados foram levados para a residência de parentes ou para o Centro de Referência da Assistência Social (Cras).
A prefeitura também informou que um morador teve ferimentos leves durante o temporal. Equipes da Defesa Civil percorram outras localidades do município na manhã desta segunda-feira (5) para localizar mais moradores afetados.
De acordo com a Defesa Civil do Paraná, seis pessoas ficaram desalojadas em Reserva do Iguaçu. Em Marilândia do Sul, também na região central, outras dez tiveram que deixar suas casas. Ainda de acordo com a Defesa Civil, também houve registros de afetados em Chopinzinho.
Chuvas devem continuar
Segundo a previsão do tempo do Instituto Simepar, núvens carregadas mantêm o tempo muito instável em todas as regiões do Estado. As condições atmosféricas favorecem acumulados de chuvas elevados nas diversas áreas do Paraná ao longo desta segunda-feira e também na terça (6). Os maiores volumes de precipitação devem ser registrados nas cidades do interior.
Confira previsão do tempo para a sua cidade
De acordo com o Simepar, uma frente fria se desloca pelo oceano ao longo dos estados de Santa Catarina e do Paraná, mantendo a instabilidade. As fortes chuvas podem ocorrer a qualquer momento do dia e nas diversas áreas do Estado. Assim como na segunda-feira, novamente podem ocorrer eventos severos como rajadas de vento, descargas elétricas (raios) e volumes de chuvas concentrados.
Sobe o nível do Rio Paraná
A Usina de Itaipu informou que chegou a soltar quase 5 mil métros cúbicos de água por segundo pelo vertedouro na tarde deste domingo (5). Isso equivale ao volume médio de quatros Cataratas do Iguaçu.
A usina disse que a expectativa é de receber uma vazão acima de 19 mil metros cúbicos de água por segundo e está trabalhando para mitigar os possíveis riscos de uma cheia provocada pelo aumento do volume de água no reservatório.