Foz do Iguaçu: há 108 anos sendo a potência do turismo do Paraná

por Aline Cristina
Fidel Alvarenga/Claiton Souza
Publicado em 10 jun 2022, às 10h05. Atualizado em: 11 jun 2022 às 09h52.

Aos 108 anos de emancipação, a senhora Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, esbanja vitalidade. Também, com a exuberância da natureza, não tinha como ser diferente. Quanto mais velhinha ela fica, mais bonita é, e mais aconchegante se torna. Ao barulho de uma das fronteiras mais movimentadas do mundo, ao tranquilizante som das quedas d’água.

Uma das 7 maravilhas naturais do mundo é de Foz do Iguaçu. A usina que mais gera energia no planeta também. A cidade que respira turismo recebe todos os anos quase 2 milhões de visitantes. E isso tudo é o orgulho do iguaçuense. 

As belezas naturais de Foz do Iguaçu fazem parte de um conjunto de atrativos muito maior, diferentes de muitos lugares no mundo.

Ao longo dos anos, pessoas de todos os cantos do planeta escolheram Foz do Iguaçu para viver, hoje a cidade abriga mais de 80 etnias.

A comunidade árabe é a maior delas, com cerca de 15 mil pessoas. Os primeiros árabes começaram a chegar em Foz do Iguaçu no início do século 20. Na fronteira que une nações, eles encontraram a paz. Mohamed Ismail, ou Ismail Magrão, nasceu no Brasil e é filho de Libaneses. Os pais dele chegaram por aqui na década de 70. Ele é o mais velho entre 5 irmãos, todos trabalham no comércio.

“Muita gente deixou o Líbano por consequência das guerras e invasões. Hoje o Brasil tem muito mais libaneses do que no Líbano.”

Mohamed Ismail – empresário

Hoje a comunidade árabe de Foz do Iguaçu é a terceira maior do Brasil. E os iguaçuenses aprendemos a admirar a cultura. Por aqui eles criaram seus filhos… criaram raízes.

“Morar em Foz é uma maravilha. Ninguém resiste a sair de Foz e não voltar. É Uma Nova York é uma cidade riquíssima em natureza e cultura.”

Mohamed Ismail – empresário

Você sabia que Foz do Iguaçu é só a 7ª cidade mais populosa do Paraná, com cerca de 260 mil habitantes? A cidade não tem nem segundo turno nas eleições municipais. Mas isso pode mudar em 2024. A Justiça Eleitoral, prevê que a cidade da fronteira tenha segundo turno já nas próximas eleições municipais. 

São cerca de 80 mil pessoas por dia circulando por aqui. Foz do Iguaçu praticamente dobra o número de pessoas, quando recebe visitas. São mais de 180 meios de hospedagens, nas datas especiais todos eles ficam lotados.

Foz não respira só turismo, é feita de “gente”

Foz do Iguaçu também é terra de um povo que luta, seja pelo seu trabalho ou pela sua moradia. Nos últimos 10 anos a cidade acostumada a receber turistas de vários cantos do mundo começou a enfrentar dificuldades para atender sua própria gente. Ronaldo mora na maior ocupação urbana do Paraná, o conjunto Bubas, que abriga hoje mais de 1.800 famílias.

“ Quando começou isso aqui era uns barraquinhos. O pessoal que precisava veio para cá colocando estacas e começaram a construir.”

Ronaldo Vargas Soares – vice presidente da comunidade Bubas

Um dos grandes desafios de Foz do Iguaçu é urbanizar a Comunidade Bubas. Recentemente a justiça autorizou o início das primeiras infraestruturas. A sensação foi de alívio para os moradores, por saber que as condições devem melhorar daqui pra frente.

“A gente vive bem, mas não é da gente, então agora com esses documentos certinhos, temos que dar glória a Deus.”

Antônia Balduíno – aposentada
Registrou um flagrante? Mande para o WhatsApp do RIC Mais. Clique aqui e faça o portal com a gente!