Foz do Iguaçu: Usuários não pagam por tarifa do transporte coletivo nesta segunda-feira (14)
Os usuários do transporte coletivo de Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, não estão pagando para utilizar o serviço nesta segunda-feira (14). O objetivo é evitar transtornos à população no primeiro dia útil de operação da nova empresa que opera o sistema de transporte coletivo urbano, a Viação Santa Clara.
A bilhetagem dos ônibus ainda está em implementação e depende da entrega de parte do sistema antigo por parte do Consórcio Sorriso, não realizada até o domingo (13), data da mudança das empresas. Até que a implementação do sistema de bilhetagem seja concluída, fica garantida aos usuários a integração física entre as linhas de ônibus no Terminal de Transporte Urbano – TTU.
Nesta primeira etapa, os ônibus irão seguir os mesmos trajetos e horários. Entretanto, o Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans) fará alterações em rotas para que o tempo de circulação seja reduzido, além de evitar a superlotação nos veículos.
Uma alternativa prevista é a implantação de linhas alimentadoras, passando por dentro dos bairros e evitando as longas esperas.
As linhas e horários podem ser consultados clicando aqui.
Novo transporte coletivo de Foz do Iguaçu
Entre os benefícios que passarão a ser oferecidos à população, estão ônibus com Wi-Fi, câmeras de segurança e parte da frota com ar-condicionado.
A empresa Santa Clara Ltda., que apresentou a menor proposta para a contratação emergencial, iniciou a operação com 66 ônibus, sendo 20 com ar-condicionado e todos com o fornecimento de Wi-Fi.
A população continuará pagando o mesmo valor de passagem – atualmente em R$ 4,10 com dinheiro e vale-transporte comum, e R$ 2,05 para estudantes.
Os valores que os cidadãos possuem no cartão de vale-transporte deverão ser devolvidos pelo Consórcio Sorriso, que administra o Cartão Único. A empresa deverá anunciar em breve como o processo irá funcionar para que a população não precise pagar por um serviço que não irá receber.
Os usuários que tiverem dificuldade em reaver os créditos devem procurar o Procon. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. O agendamento pode ser feito pelo telefone 2105-8700 ou 99820-0235 (Whatsapp).