Moradores de Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná, que foram afetados pelos alagamentos ocorridos em outubro de 2022 podem realizar o Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), liberado pela Caixa Econômica Federal. De acordo com o município, 3.293 pessoas que foram cadastradas pela Defesa Civil podem ter acesso aos recursos com valor máximo de retirada de R$ 6.220,00. Veja as áreas contempladas no fim da matéria.

Os saques devem ser solicitados até segunda-feira, dia 30 de janeiro, somente por meio do Aplicativo FGTS. Para ter acesso ao valor, é necessário possuir saldo na conta e não ter realizado saque pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses. A solicitação é realizada pelo aplicativo FGTS, opção Meus Saques, no celular, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Ao registrar a solicitação, é possível indicar uma conta da Caixa ou de outra instituição financeira para receber, sem nenhum custo

Moradores que tiverem dificuldades em acessar o aplicativo ou não possuam comprovante de residência, devem procurar o CRAS de seu Território. A Assistência Social dará todo o suporte para as pessoas que comprovadamente tem direito aos recursos consigam o saque.

Na época dos alagamento toda a estrutura da prefeitura, da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros realizaram o mapeamento das regiões e ruas atingidas. Também foi realizado o cadastramento das famílias que tiveram perdas, além da decretação de Situação de Emergência. Com base neste levantamento, foi definido quem tem direito ao saque.

Como sacar

  • Realizar o download do app FGTS e inserir as informações de cadastro; ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque — Calamidade pública” — acessar a cidade;
  • Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;
  • Selecionar a opção para creditar o valor em conta CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou outro banco e enviar a solicitação;
  • O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.
  • Informações sobre a documentação:
  • Carteira de Identidade — também são aceitos carteira de habilitação e passaporte;
  • Comprovante de residência em nome do trabalhador: conta de luz, água ou outro documento recebido via correio, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade.
  • Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a).
  • Para mais informações, os trabalhadores podem acessar o site da CAIXA ou entrar em contato com a CAIXA pelo Fale Conosco 0800-726 0207.

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