Depois de um fim de semana marcado por temporais, a semana começa gelada em todo o Paraná. Em Curitiba, a chuva deve continuar e, após 38 anos, pode voltar a nevar na capital entre hoje e amanhã, segundo o site Somar Meteorologia. Os municípios próximos da divisa com Santa Catarina, como Palmas e General Carneiro, também podem registrar o fenômeno.
Várias cidades do interior tiveram recorde na temperatura mínima no ano, como Diamante do Norte com 9,2ºC, Icaraíma (7,5ºC) e Planalto (4,8ºC). As temperaturas mais baixas desta segunda foram registradas em Clevelândia (1,5ºC), Inácio Martins (4,5ºC) e General Carneiro (4,7ºC).
Geada negra
Segundo a Simepar, na quarta-feira uma forte massa de ar polar, a mais intensa dos últimos anos, avança sobre o Paraná e a previsão é de temperaturas extremamente baixas em grande parte do estado. Geadas generalizadas são previstas em praticamente todo o Paraná, inclusive na faixa norte.
O meteorologista Lizandro Jacóbsen afirma que, diferente de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, as condições climáticas do Paraná não são favoráveis para a ocorrência da temida “geada negra”, que acontece quando o ar extremamente frio, combinado com ventos de intensidade moderada ou forte, provoca o congelamento da parte interna das plantas, fazendo com que elas queimem e escureçam. Ele alerta, porém, que a geada branca pode ser também bastante prejudicial. “A geada branca, sendo forte, além de formar a camada superficial, também pode congelar as plantas por dentro”, alerta.
A Geada Negra de 1975, que ocorreu no Norte Pioneiro do Paraná, dizimou a produção de café, então a principal riqueza da região, causando consequências devastadoras para a economia do estado.
Neve em SC
O primeiro registro de neve no inverno brasileiro este ano aconteceu na madrugada desta segunda (22), na cidade catarinense de São Joaquim, no planalto sul. Por lá, os termômetros marcaram 0º C, às 5h quando os flocos brancos caíram do céu, para alegria de turistas e moradores.