Sistema de alertas de geada começa nesta sexta-feira, mas não há previsão do fenômeno para este fim de semana

Parece que o frio chegou ao Paraná para ficar. Na madrugada desta quinta-feira (07) algumas cidades do Estado registraram as temperaturas mais baixas do ano. Os termômetros de Guarapuava, na região central, marcaram 6,4°C.

A previsão do tempo para esta sexta-feira (08) é de mais estabilidade em todo o Estado. Segundo o Instituto Meteorológico Simepar, os ventos úmidos que avançam do Oceano mantêm as condições favoráveis para a formação de neblina entre as praias e a Região Metropolitana de Curitiba. A máxima em Curitiba não deve passar dos 20°C no fim de semana. No interior paranaense, o Sol deve brilhar desde as primeiras horas do dia, mas não deve haver aquecimento intenso das temperaturas.

O clima permanece estável durante todo o sábado no Estado, mas o domingo promete ser chuvoso na maioria das cidades, principalmente nas regiões oeste e noroeste. As máximas previstas para Cascavel e Maringá são de 24°C e 25°C, respectivamente.

 

Clique aqui e confira a previsão do tempo para a sua cidade

Geada

Apesar do frio e do nevoeiro ao amanhecer, o Instituto Simepar destaca que ainda não há condições atmosféricas para a formação de geada no Paraná neste fim de semana. Mesmo assim, o serviço de alerta de geada começa a ser oferecido nesta sexta-feira (08).

Com três previsões diárias com base em dados, imagens de satélites e modelos numéricos que possibilitam o acompanhamento das massas de ar frio, o sistema de alerta é bastante utilizado principalmente pelos agricultores. As informações serão lançadas com 72 horas de antecedência nos sites do Simepar, e o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). Os interessados também poderão receber mensagens por celular ou e-mail cadastrando-se na página do Iapar. O serviço vai até setembro.