As obras de revitalização dos parques estaduais do Monge, na Lapa, e do Pico do Marumbi, na Serra do Mar, estão temporariamente suspensas em razão de falhas na documentação apresentada pela empreiteira responsável pelas obras. Todos os contratos da empresa AZN Engenharia com o Governo do Estado foram suspensos pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística, responsável por coordenar, orientar e fiscalizar as obras do Estado.
A decisão tornou-se necessária porque foram constatadas irregularidades na documentação da empreiteira que, até o momento, não conseguiu regularizar a situação. Isso impede os trâmites necessários no processo de contratação e pagamento dos serviços prestados. A abertura de uma nova licitação para selecionar a empresa que dará continuidade às obras depende do trâmite legal de cancelamento dos contratos atuais. Os dois parques continuam com as trilhas abertas para os visitantes.
Os parques estaduais são Unidades de Conservação que têm por objetivo conservar a biodiversidade de cada local e promover a educação ambiental. São gerenciados e mantidos pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).