Planejamento e foco no que o usuário deseja. Estes foram os assuntos abordados por grandes gestores no primeiro CEO Summit do Paraná. O evento que aconteceu quarta-feira (22) no CIETEP, reuniu empresários, investidores e executivos. Como palestrantes, os CEOs Alexandre Hohagen, presidente do Facebook no Brasil; Hélio Rotenberg, presidente da Positivo Informática; Luiz Otávio Leão, ex-acionista do Matte Leão; e Marco Franzato, presidente do Grupo Morena Rosa.

Alexandre Hohagen saiu do Google para administrar a presença do Facebook no país. Ele contou que nas duas empresas, o foco sempre foi de uma gestão local, de entender a cultura do brasileiro. O CEO disse também que no segmento da tecnologia, a necessidade de ter novas ideias é cada vez maior. “É o conceito do beta perpétuo, um teste de inovação constante com os próprios usuários do Facebook”, explica. Ainda sobre a rede social de Mark Zuckerberg, ele confessou que além do brasileiro ser sociável, a empresa resolveu investir pesado no país por causa da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

Rotenberg explicou que a Positivo conquistou o mercado nacional por conseguir entender como o consumidor utiliza o produto. “Levantamos uma pesquisa que revelava que o sonho do brasileiro era ter uma segunda televisão em casa, então criamos o computador com placa de TV”, conta o gestor. Ele acredita que apesar das integrações oferecidas, há espaço para as quatro telas (televisão, computador, celular e tablet), já que o usuário escolhe o dispositivo conforme a vontade e o ambiente em que ele está.

No bate-papo com Luiz Otávio Leão, ex-acionista do Matte Leão, o assunto foi como tocar um empreendimento conciliando os conflitos e costumes familiares. Ele contou do privilégio de ter trabalhado em uma empresa centenária, colocando o empreendimento em uma nova posição no mercado. Porém, o palestrante contou que a Matte Leão não prosseguiu, pois os sócios não queriam mudanças na gestão, não pensavam em reduzir os ganhos: “A decisão não era feita pela maioria dos sócios e muitas vezes a minoria conseguia o que queria sem relutância”, contou, referindo-se a um dos motivos da venda do empreendimento. Apesar dos conflitos, o empresário contou que a venda da marca para a Coca-Cola aconteceu na hora certa.

O ex-boia-fria Marco Franzato, do Gurpo Morena Rosa, Maria Valentina, Zinco e Joy, também esteve presente no evento. Franzato contou que sempre sonhou em ter um negócio direcionado às classes A e B e que o sucesso da marca é resultado de nunca ter baixado o valor das peças a cada temporada. A rede multimarca mais forte do país surgiu em Cianorte, no interior do Paraná e apesar do trabalho com artistas de alcance internacional, como Naomi Campbell, conta com 50 estilistas da cidade paranaense. “O impulso do negócio é planejamento e acreditar nas pessoas”, disse Franzato. O empresário encerrou o bate-papo contando que o grupo não tem medo de traçar metas ambiciosas e que vai brigar para ser líder no segmento de sapatos em 2013.