
Duas empresas já aprovaram indicativo desde terça-feira e estão aptas a começar a paralisação na próxima sexta-feira
De acordo com o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), mais de 4 mil trabalhadores já aprovaram o indicativo de greve e podem começar a paralisar os trabalhos a partir de sexta-feira (20).
Conforme a legislação trabalhista, os trabalhadores precisam respeitar o prazo de 72 horas a partir da aprovação do indicativo de greve em assembleia, servidores de duas companhias, Cidade Sorriso e Redentor, já aprovaram tal indicativo na terça-feira (17) e já podem cruzar os braços na sexta. No entanto, a data exata da paralização ainda não foi confirmada pelo sindicato.
Nesta quarta, outras duas empresas, Viação São José dos Pinhais e Glória, também fizeram suas assembleias e decidiram por maioria aderir a greve no transporte. A categoria contesta multas indevidas de 2011 e 2012, que segundo o sindicato foram “desarquivadas pela Urbs” e “desrespeitam” acordo trabalhista já firmado sobre os casos.
Conforme informações do Sindimoc, as quatro empresas em que já ocorreram assembleias atendem 176 linhas de Curitiba e região. Nesta quinta-feira (19) estão previstas assembleias com os trabalhadores das empresas Tamandaré Filial e Expresso Azul/Araucária.