Um balanço divulgado no início da noite desta segunda-feira (23), pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), informa que o terceiro dia da greve dos bancários já fechou 9.015 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados em todo o Brasil.

Segundo o presidente da Contraf e coordenador do Comando Nacional dos Bancários, Carlos Cordeiro, no primeiro dia de greve, na última quinta-feira (19) foram fechadas 6.145 unidades; no dia seguinte o número aumentou para 7.282; e ontem (23) fecharam 9.015 unidades – quase metade das cerca de 20 mil agências do país.

“Os bancários estão cada vez mais indignados com o silêncio da Fenaban [Federação Nacional dos Bancos], braço sindical dos banqueiros, que insiste no reajuste linear de 6,1% para salários, pisos e benefícios”, de acordo com Cordeiro. A Fenaban oferece o equivalente à inflação dos últimos 12 meses, enquanto os bancários querem 11,93% – a inflação mais 5% de ganho real – além de participação nos lucros e aumento do piso salarial.

Procon-PR

A greve dos bancários que começou na quinta-feira (19) em todo país não deve prejudicar os proprietários de veículos que precisam pagar o licenciamento anual. De acordo com o Detran-PR, serão aguardadas as decisões sobre a manutenção ou fim da paralisação e, se for necessário, serão estendidos os prazos para pagamento.

Para os veículos com placa final 3, 4 e 5, os proprietários terão até o final do mês para efetuar o pagamento. Se a greve persistir até lá, será alterado o calendário do licenciamento, sem prejuízos aos proprietários.

Conforme informações do Detran-PR a paralisação dos funcionários dos Correios também está sendo monitorada pelo órgão. Para evitar a demora na entrega de documentos é possível solicitar a retirada dos mesmos nas Ciretrans e nos postos de atendimento, devendo os consumidores ficarem atentos aos prazos de renovação da carteira de habilitação.

De acordo com Claudia Silvano, diretora do Procon-PR, “as questões entre empregados e empregadores não devem prejudicar os consumidores”. Além disto, orienta ainda que se algum consumidor tiver qualquer prejuízo, deve formalizar reclamação no órgão de defesa do consumidor.

O órgão lembra também que, para realizar outras transações bancárias, existem opções para pagamentos que podem ser feitos pela Internet, lotéricas, farmácias, mercados ou outros.