Trabalhadores aceitaram a proposta de aumento do governo, de 10,8%. O instituto prevê que o atendimento à população seja normalizado nos próximos 30 dias.
Foi encerrada, na tarde desta sexta-feira (25), a greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A paralisação dos trabalhadores durou cerca de 80 dias e atingiu as 74 agências do INSS do Paraná. O instituto prevê que o atendimento à população seja normalizado nos próximos 30 dias.
Os trabalhadores, que pediam inicialmente um reajuste salarial de 27%, aceitaram a proposta de aumento do governo, de 10,8%. Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Saúde, Trabalho Previdência Social e Ação Social do Estado do Paraná (Sindiprevs), a assinatura do Termo de Acordo entre as entidades sindicais e o governo deve acontecer na próxima semana. Uma parte do reajuste será paga em agosto de 2016 e outra em janeiro de 2017.
A greve dos servidores do INSS começou no dia 7 de julho e, no início da paralisação, a maior parte das agências estaduais funcionava parcialmente, para não atrapalhar a realização das perícias. Os trabalhadores reivindicavam reajuste salarial de 27%, realização de concurso público, fim do assédio moral e melhorias nas condições de trabalho, com contratação de novos servidores para repor o quadro funcional.
Já a categoria dos peritos médicos, que aderiu à paralisação no dia 4 de setembro, continua com a paralisação, sem qualquer proposta de negociação, segundo o Sindicato dos Peritos Oficiais e Auxiliares do Paraná (Sinpoapar).
Os trabalhadores reivindicam a redução da carga horária de 40 horas para 30 horas, a incorporação de benefícios ao salário, a redução de níveis de progressão, a recomposição do quadro de peritos e o aumento salarial de 27%, dividido em dois anos.
A perícia médica é exigida para que o cidadão receba benefícios como o auxílio-doença, a aposentadoria por invalidez, a aposentadoria especial e o reconhecimento de acidentes de trabalho. No primeiro dia de paralisação da categoria estavam agendadas 24.574 perícias, sendo que 14.140 foram feitas e 6.839 precisaram ser reagendadas.
Para evitar transtornos e deslocamentos desnecessários, o INSS orienta os segurados a entrarem em contato com a Central 135 antes de procurar uma agência do órgão. Por meio deste canal de comunicação, o segurado pode obter informações sobre a situação do atendimento e quais serviços estarão disponíveis.