Levantamento aponta 173 agências paralisadas na capital e municípios da região
O Sindicato dos Bancários de Curitiba e região realizou um levantamento do quadro de greve da categoria. De acordo com a apuração, neste primeiro dia de greve, 173 agências bancárias estão paralisadas na capital e RMC.
Somando com os centros administrativos, aproximadamente 60% dos bancários da base de Curitiba e região estão em greve. Desde a madrugada as agências estão adesivadas informando a população sobre a paralisação.
Leia: Bancos amanhecem fechados. Saiba como driblar a greve
Em Curitiba e região trabalham 18.525 bancários, de acordo com dados do Caged para o mês de agosto de 2015, distribuídos em 539 agências e diversos centros administrativos, de acordo com relação do Banco Central.
Negociações
As negociações com os representantes dos bancos foram finalizadas no dia 25 de setembro, com a apresentação de uma proposta reduzida, de 5,5% de reajuste de salários e benefícios mais abono de R$ 2.500, para uma inflação de 9,88% no período, e prevendo somente a remuneração.
A greve nacional foi definida em assembleia realizada na última quinta-feira, 01 de outubro, e em Curitiba teve a participação de mais de 400 bancários.
Greve no Paraná
De acordo com apuração da Fetec-CUT-PR, foram 406 agências bancárias estão paralisadas nas bases de Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Paranavaí, Toledo e Umuarama. Essas bases representam 80% da categoria no Estado. Em todo o Paraná a categoria é formada por 31.514 trabalhadores (Caged/ago2015), distribuídos por 1.592 agências (BC/set2015).