Um grupo de Guardas Municipais Mirins, formado por estudantes de escolas municipais de Curitiba, participa ao longo desta semana de blitze educativas em ruas das nove regionais. As crianças, com idades entre 8 e 10 anos, orientam e conscientizam os motoristas sobre o respeito aos pedestres. A participação dos Guardas Mirins Municipais é parte das ações da Semana Internacional de Segurança Viária.

As atividades acontecem pela manhã e tarde, em vias movimentadas, próximas às escolas. Acompanhadas por professores, guardas municipais e agentes as Setran, as crianças param os veículos, entregam material educativo e conversam com os motoristas sobre como devem respeitar quem está de fora dos veículos.  “Percebemos que os motoristas valorizam muito a informação que parte das crianças”, disse o guarda municipal Alessandro Rodolfo, coordenador disciplinar da guarda mirim da Escola Municipal CEI Nair de Macedo, no Novo Mundo.

Na escola são 72 estudantes envolvidos no projeto da Guarda Mirim Municipal. O grupo dedicou à tarde desta terça-feira para orientar quase uma centena de motoristas sobre como se comportar adequadamente no trânsito. “Percebemos que esses estudantes são multiplicadores dos conceitos não só durante as ações na escola, mas também em suas comunidades”, avalia a diretora da escola, Giovanna Doval.

O motorista Adir Brunoski foi parado e orientado por Hevelyn dos Santos, de 9 anos, sobre como proceder para garantir segurança aos pedestres. “Nossa responsabilidade aumenta quando percebemos que, mesmo tão pequenos, essas crianças sabem como deve se portar um cidadão”, disse Adir Brunoski.

Orgulhosa em colaborar para que o trânsito seja mais seguro para todos, Hevelyn fala que em casa também incentiva atenção e cuidado aos familiares. “Todo mundo precisa fazer a sua parte para ninguém se machucar. O pedestre também tem que ter cuidado para andar na rua”, diz a guarda mirim.

Pela manhã, foram os estudantes da Guarda Mirim da Escola Municipal Rio Negro, no Sítio Cercado, que mobilizaram a comunidade local. A ação foi em ruas próxima à escola e teve a participação de 21 crianças. Acompanhados pela diretora da escola, Elisangela Dolato, e pela vice-diretora, Maria Aparecida de Paiva, de guardas municipais e agentes da Setran, os estudantes abordaram motoristas de veículos e motocicletas, para entregar o folheto Vida no Trânsito – Pedestre pratique essa ideia.

Com o material em mãos, os estudantes abordaram os cuidados necessários no trânsito, inclusive por parte dos pedestres, como atravessar sempre na faixa de segurança, olhar atentamente para os dois lados da via antes de atravessar, obedecer a sinalização de trânsito e andar pela calçada afastado do meio-fio.

A Guarda

Criada outubro de2004, aGuarda Municipal Mirim é um projeto coordenado pela Secretaria Municipal da Defesa Social, através do Departamento de Promoção da Defesa Comunitária. O objetivo é proporcionar atividades pedagógicas e lúdicas para desenvolver e melhorar a autoestima e a disciplina dos estudantes.

Atualmente, dois mil estudantes de 28 escolas da Rede Municipal de Ensino participam da Guarda Mirim. As ações desenvolvidas ensinam sobre primeiros socorros, meio ambiente, trânsito e cidadania, entre outros assuntos. O projeto trabalha com a cultura da paz e de valorização da família, ensina práticas de civismo e cidadania, valores éticos e morais, de forma a minimizar a exclusão social nessas comunidades. As atividades da Guarda Mirim acontecem uma vez por semana, com estudantes do 4º ano, no contraturno escolar.

Ao participar das atividades de guarda municipal mirim os jovens passam a ter uma visão melhor de como participar da vidaem sociedade. Aparticipação dos guardas mirins em mobilizações e campanhas de conscientização é parte das atividades dos estudantes.

As crianças participam de ações como Semana de Trânsito, Prevenção e Combate ao Uso de Drogas, Plantio de árvores, Alerta sobre os perigos da internet e estudo do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).