Um homem chinês morreu 13 dias após passar por uma cirurgia dentária em que foram extraídos 23 dentes e implantados 12. O caso ocorreu em um hospital em Yongkang Jinhua, na província de Zhejiang, no dia 14 de agosto. A vítima foi identificada como Huang.

De acordo com o site The Paper, o procedimento envolveu a retirada de 23 dentes e a colocação imediata de 12 implantes. Após a cirurgia, Huang continuou a sentir dores e morreu no dia 27 de agosto, em consequência de uma parada cardíaca.
A equipe do hospital afirmou que o custo da cirurgia foi de 1.500 yuans (R$ 1.190,23) por dente e que o estado de saúde do paciente foi avaliado antes do procedimento. Segundo os médicos, os dentes da frente poderiam ser extraídos e implantados no mesmo dia, enquanto os dentes posteriores necessitariam de um período de três a quatro meses antes da extração.
Leia também:
No entanto, documentos assinados por Huang mostram que os molares foram implantados no mesmo dia da extração, o que contraria a orientação mencionada pela equipe.
O Departamento Municipal de Saúde de Yongkang informou que está investigando as circunstâncias da morte e confirmou que o intervalo entre o procedimento e o óbito foi de 13 dias.
O cirurgião responsável pela operação tem cinco anos de experiência, com especialização em tratamentos de canal, extração de dentes do siso e próteses.
Especialistas indicam que a extração de até 10 dentes em uma única cirurgia é o máximo recomendado, enquanto a maioria dos adultos tem entre 28 e 32 dentes.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.