Um homem de 33 anos foi alvo de uma operação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) nesta quinta-feira (6) após ameaçar autoridades internacionais e tentar acessar a Embaixada dos Estados Unidos em Brasília levando uma mala.

De acordo com a corporação, a ação foi desencadeada após um pedido do Serviço Secreto dos EUA, que procurou as autoridades brasileiras no fim de outubro. Segundo informações da Folhapress, na ocasião os seguranças da embaixada impediram a entrada do suspeito, cuja identidade não foi divulgada.
Antes do episódio, ele teria enviado e-mails com ameaças a representantes norte-americanos, além de mensagens com conteúdo antissemita e racista dirigidas a outras pessoas. Todo o material foi encaminhado à investigação.
Homem escrevia mensagens de ódio pela casa
Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão, os agentes encontraram documentos e um caderno com anotações indicando planos de entrada ilegal nos Estados Unidos, possivelmente por meio da Guatemala.
Nas paredes da residência do investigado, os policiais encontraram frases escritas em inglês, como “shoot to kill” (“atire para matar”), além de suásticas e outros símbolos.
Segundo a PCDF, a operação tem caráter preventivo e busca conter a disseminação de discursos de ódio. As investigações seguem para apurar se o homem tem relação com grupos extremistas que representem risco à ordem pública.
O suspeito não foi preso, já que o mandado era apenas de busca e apreensão
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.