A vila italiana de Santo Stefano di Sessanio está se oferecendo pagar aos residentes em potencial até £ 40.000 para que se mudem para lá em uma tentativa de reiniciar a economia.
A pitoresca cidade no topo de uma colina está localizada nas montanhas da região de Abruzzo e atualmente tem apenas 115 residentes, 13 dos quais têm menos de 20 anos, enquanto 41 têm mais de 65 anos.
O conselho municipal disse que é “essencial” fazer algo para garantir “um desenvolvimento sustentável e duradouro” da área, que fica dentro do belo parque nacional Gran Sasso e Monti della Laga.
A oferta inclui um salário mensal de até £ 7.200 durante os primeiros três anos, chegando a £ 21.000 no total. O dinheiro seria pago aos novos residentes da vila medieval de pedra em parcelas mensais.
Os novos residentes receberiam uma propriedade para morar, na qual teriam de pagar uma quantia de aluguel ainda a ser determinada, embora fosse apenas uma quantia “simbólica”.
Aqueles que desejam iniciar um negócio lá para ajudar a cidade local serão suplementados pelo conselho local com uma doação única de £ 18.000.
Oferta disponível somente para algumas pessoas
No entanto, a oferta está disponível apenas para quem é residente na Itália ou tem capacidade legal para se tornar um ou para cidadãos da União Europeia.
A cidade listou algumas habilidades principais que espera atrair, incluindo guias turísticos, limpadores, farmacêuticos e aqueles que podem promover produtos alimentícios locais.
Os candidatos também devem ter entre 18 e 40 anos e permanecer morando na vila por no mínimo cinco anos.
O esquema foi lançado em 15 de outubro e até agora cerca de 1.500 pessoas se inscreveram. As inscrições para o programa devem ser enviadas até 15 de novembro.