Um golpe mudou a vida de um homem de 65 anos, nos Estados Unidos. Afinal, ele caiu em uma armadilha e perdeu 500 mil dólares (cerca de R$ 2,7 milhões) em cinco meses. Devido ao prejuízo, ele não poderá mais se aposentar por conta das dívidas acumuladas.

Nguyen e sua filha Kathy: idoso perdeu toda a economia por conta de golpe – Foto: Foto: Reprodução / YouTube

Hiep Nguyen mudou-se para os EUA em 1978. Durante toda a vida na América, trabalhou para comprar uma casa própria e se aposentar. Contudo, em dezembro de 2024, ele recebeu uma ligação identificada como da Embaixada do Vietnã. A partir daí, a vida do idoso virou de cabeça para baixo.

Afinal, do outro lado da linha, os criminosos disseram que o nome de Nguyen estava mergulhando em crimes como lavagem de dinheiro no exterior. Assim, ele teria que organizar suas finanças para provar sua inocência.

Ele contou à imprensa dos Estados Unidos que acreditou na fraude, uma vez que havia recebido semanas antes uma carta legítima da Receita Federal do país. No documento, ele era alertado de que sua identidade poderia ter sido roubada.

Golpe tirou cerca de 500 mil dólares do idoso

Os golpistas mantiveram contato com o idoso durante cinco meses por meio do aplicativo de mensagens criptografadas Viber. Eles encaminhavam vídeos gerados por inteligência artificial que simulavam autoridades, documentos falsos e instruções para que ele fizesse várias transferências bancárias.

“Perdi talvez uns 500 mil dólares. Não sei quando poderei me aposentar ou se terei que trabalhar até morrer. Eles disseram para eu enviar tudo, até minha aposentadoria”, informou Nguyen, que tinha planos de se aposentar em até dois anos. Agora, terá que vender a casa para pagar as dívidas.

Filha de Nguyen, Kathy vem ajudando o pai a reorganizar sua vida.

“Fiquei em choque. Não fazia ideia de que isso estava acontecendo há cinco meses. Ele não tinha mais nada. Só pediu ajuda quando não tinha saída, porque estava com vergonha”.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui