Governo do país decretou estado de Emergência. Em 2014 outro grande incêndio matou 15 pessoas no Chile
Um incêndio florestal na costa do Chile obrigou mais de 7 mil pessoas a deixarem suas casas nesta fim de semana. O fogo avança rapidamente e ameaça as cidades de Valparaíso e Viña del Mar. O governo chileno declarou estado de emergência para a região nesta sexta-feira e afirmou que pode haver necessidade de evacuar mais de 15 mil pessoas.
“Não há previsão de chuva na área e as temperaturas tendem a elevar, então o estado de alerta vermelho será mantido”, afirmou o vice-secretário do Interior do Chile, Mahmud Aleuy, nesta sexta-feira (13). As chamas começaram na tarde da sexta-feira em um despejo ilegal próximo a Valparaíso. Os fortes ventos ajudam o fogo a se espalhar, o que dificulta o trabalho dos bombeiros.
Segundo autoridades do país, uma mulher de cerca de 60 anos sofreu uma parada cardíaca devido ao incidente. Outras 21 pessoas ficaram feridas, incluindo 15 bombeiros, cinco deles em estado grave, mas sem risco de morte.
Neste sábado (14), Mahmud Aleuy afirmou que os bombeiros estão progredindo no combate às chamas. O Departamento de Emergências do Chile estima que cerca de 300 hectares na região foram afetados pelo fogo. Às cidades atingidas ficam numa das regiões litorâneas mais populares entre os turistas. O Governo aconselha às pessoas a não viajarem para a localidade.
Fonte: Associated Press.