Um incêndio na área de proteção ambiental da represa do Iraí, que teve início na última quinta-feira (23), ganhou proporções neste sábado (25) e obrigou militares a iniciarem o combate. O local, que também sofre com uma das piores estiagens do Paraná nos últimos anos, é responsável pelo abastecimento de água da Região Metropolitana de Curitiba.
De acordo com a bióloga e gestora em educação ambiental da Sanepar, Ana Cristina Barros, o incêndio é ainda mais prejudicial neste período de estiagem. O fogo danifica a biodiversidade, prejudica a qualidade do ar e piora a disponibilidade hídrica.
Incêndio na represa do Iraí
Os primeiros focos do incêndio foram identificados na quinta-feira (23). Desde então, profissionais estavam monitorando a extensão e a proporção das chamas. Nesta manhã de sábado (25), uma nova avaliação determinou o início do combate ao fogo devido a propagação nas últimas horas.
O local onde o fogo atinge a vegetação é uma área que não possui acesso de veículos terrestres, por isso, bombeiros do 7º Grupamento, liderados pela tenente Becker, estão sendo levados de helicóptero.
Ainda não se sabe o motivo do início das chamas. Confira imagens:



