A Infraero assinou na última terça-feira (27) um contrato com a empresa Terminais Aéreos de Maringá – SBMG S/A para elaboração de projeto básico de reforma, ampliação e modernização do Aeroporto Regional de Maringá – Silvio Name Júnior, no Noroeste do Estado do Paraná.
Entre os serviços a serem entregues, destacam-se a revisão dos estudos preliminares, os projetos básicos de arquitetura, estruturas, fundações, sistemas elétricos, eletrônicos, hidrossanitários e de climatização.
O projeto do novo terminal terá aproximadamente 8 mil m², o dobro do tamanho do atual, e deve seguir a metodologia BIM (Building Information Modelling). O prazo de execução dos serviços é de 180 dias corridos, contados a partir do recebimento da Ordem de Serviço pela Infraero.
Além do projeto básico do novo terminal, que compreende os serviços técnicos de Engenharia e Arquitetura, a Infraero ficará responsável pela elaboração do Termo de Referência (TR) que servirá para o Aeroporto contratar os Projetos Executivos (PE) e as obras de ampliação e modernização do Terminal de Passageiros.
“Para a Infraero, é uma satisfação participar dessa etapa importante do desenvolvimento do Aeroporto de Maringá, que é tão estratégico para o Estado do Paraná. Aplicaremos nossa vasta experiência em modelagem de Terminais de Passageiros, o que prova que a Infraero está pronta para apoiar no desenvolvimento dos aeroportos regionais”,
afirma o superintendente de Engenharia da Infraero, Giuliano Capucho.
O aeroporto
Atualmente, três principais companhias aéreas brasileiras operam no Aeroporto Regional de Maringá, que completou 20 anos no dia 25. Azul, Gol e Latam ofertam voos para Campinas e Guarulhos.
O Aeroporto de Maringá está na fase final das obras de ampliação e modernização de pista, pátio e implementação de modernos instrumentos de auxílio de navegação aérea (ALS e ILS). A pista de pousos e decolagens passará para 2.380 metros e se transforma na segunda maior do Estado. Os investimentos são de R$ 81,5 milhões. As obras devem ser entregues no primeiro semestre de 2021.