Uma criança de dois anos perdeu a visão do olho esquerdo após uma complicação com o vírus da herpes. A doença vem se espalhando pelo olho de Juwan Saaiman, da Namíbia, há cerca de sete meses.

Bebê com herpes no olho
A família chegou a consultar especialistas de Nova York para tentar tratar a doença, mas quando os medicamentos surtiram efeito, já era tarde demais para salvar o olho do bebê. (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Segundo informações do portal Metro, o garotinho passou por uma cirurgia de enxerto de âmnio, na África do Sul. Apesar disso, Juwan ainda passará por mais uma operação em abril, para transferir nervos da perna para o olho. Caso o novo procedimento seja bem sucedido, Juwan poderá receber um transplante de córnea para salvar o olho.

Ainda assim, o bebê passaria por um tratamento com antivirais por anos, para impedir o avanço da herpes.

Médicos suspeitam que a causa da herpes no olho do bebê tenha sido um beijo de alguém com sintomas aparentes do vírus na área afetada. A mãe do menino, Michelle Saaiman, revelou que ela e o marido ficaram “muito bravos” quando souberam do diagnóstico.

“Tanto meu marido quanto eu ficamos bravos com quem foi tão egoísta a ponto de beijar meu filho no rosto com sintomas de herpes”, declarou.

Michelle também disse que o bebê perdeu a sensibilidade do olho, com a herpes consumindo o globo ocular e abrindo um buraco de quatro milímetros.

“Ele perdeu toda a sensibilidade do olho e não conseguia enxergar nada. Ele estava completamente cego. Isso significava que o cérebro não reconhecia mais o olho e parava de enviar sinais para ele. O gel que protegia o olho evaporou e o olho secou”, explicou.

Campanha de arrecadação para Juwan, bebê que pode perder o olho

A família abriu uma vaquinha online para arrecadar dinheiro para ajudar no tratamento de Juwan. O valor arrecadado será usado para pagar os voos entre a Namíbia e a África do Sul, além do próprio tratamento da doença.

A meta dos Saaiman é arrecadar um total de R$ 500 mil. Até o momento da publicação desta reportagem, o valor doado é de R$ 18 mil.

*Com supervisão de Jorge de Sousa

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Caio Yuke

Estagiário de jornalismo

Caio Yuke, estagiário cursando o 8º período do curso de jornalismo da PUCPR, com o trabalho voltado principalmente às áreas de Loterias e Esportes, além de atualizações de 'onde assistir' aos jogos.

Caio Yuke, estagiário cursando o 8º período do curso de jornalismo da PUCPR, com o trabalho voltado principalmente às áreas de Loterias e Esportes, além de atualizações de 'onde assistir' aos jogos.