Um caminhão foi visto transportando uma casa de madeira na carroceria, na área urbana de Pato Branco, no Sudoeste do Paraná, na manhã do último domingo (18). Um morador da região filmou a cena inusitada e compartilhou nas redes sociais (Assista ao vídeo abaixo).

imagem da casa sendo carregada.
A prática realizada é proibida (Foto: Paulo Tessaro)

Após a circulação do vídeo nas redes sociais, os moradores de Pato Branco ficaram surpresos com a situação inusitada. Na publicação, um homem ironizou a cena do caminhão transportando a casa inteira. 

“Quando a pessoa gosta de viajar, mas não quer sair de casa”, comentou um morador.

Vídeo flagra caminhão transportando casa inteira

Confira o momento em que o caminhão carrega a casa de madeira em Pato Branco, Sudoeste do Paraná.

O caminhão realizou o transporte na manhã de domingo (18) (Vídeo: Paulo Tessaro)

A prática é proibida

A prática de transportar uma casa sem autorização de órgãos oficiais é proibida. Segundo o governo brasileiro, para que isso seja permitido, é necessário emitir um documento de Autorização Especial de Trânsito (AET) que pode ser expedido no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

O DNIT permite que veículos transportem cargas, mas para isso é necessário que esteja enquadrado nos limites de peso e altura estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Confira as dimensões estabelecidas para cada veículo de transporte:

  • Altura – 4,40 m
  • Largura – 2,60 m
  • Peso – 57 t
  • Eixos – máximo de 7
  • Comprimento do ônibus – até 19,80 m
  • Comprimento do Caminhão Trator + Semirreboque –  até 19,30 m
  • Comprimento do Caminhão + Reboque – até 19,80 m
  • Comprimento do Caminhão + Semirreboque + Semirreboque – até 19,80 m
  • Comprimento do Caminhão + Reboque + Reboque – até 19,80 m 

Segundo caso em maio

Esse já é o segundo caso que aconteceu no mês de maio. No dia 3, durante a madrugada, outra casa foi vista sendo transportada em um caminhão, em Cascavel, próximo ao bairro Santo Inácio.

A casa de madeira foi transportada na madrugada porque é o período de menor circulação de veículos na avenida. A mesma situação inusitada já foi vista anteriormente em Cascavel.

*Com supervisão de Guilherme Fortunato
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Ana Clara Carneiro

Estagiária de jornalismo

Ana Clara, estagiária e atualmente cursando o 7º período de jornalismo na PUCPR. Se dedica, em especial, a matérias sobre Filmes e Séries, com a ordem de franquias, Entretenimento, Cultura e agenda de shows, Astrologia, como fases da lua, por exemplo, e Esporte.

Ana Clara, estagiária e atualmente cursando o 7º período de jornalismo na PUCPR. Se dedica, em especial, a matérias sobre Filmes e Séries, com a ordem de franquias, Entretenimento, Cultura e agenda de shows, Astrologia, como fases da lua, por exemplo, e Esporte.