Famosa caverna de gelo localizada no Parque Nacional da Terra do Fogo desmoronou no último domingo (12) após uma série de deslizamentos de terra nos últimos anos. Um dos pontos mais procurados do Ushuaia, na Argentina, a Cueva del Jimbo já havia matado um brasileiro. O publicitário Dennis Cosmo Marin, de 37 anos, faleceu em novembro após um pedaço de gelo cair do teto e atingi-lo em cheio, em uma visita ilegal ao local.
A Cueca del Jimbo era um dos locais mais procurados pelos exploradores e montanhistas que visitavam a região. Contudo, o acesso à estrutura de gelo foi restrito em 2021, por conta dos deslizamentos de terra.

“A Caverna Jimbo era um marco único, mas sua estrutura frágil a tornava extremamente vulnerável. Durante anos, pequenos deslizamentos de terra foram um aviso do que finalmente aconteceria”, afirmaram autoridades do Parque Nacional da Terra do Fogo.
Especialistas revelaram que as formações rochosas eram vulneráveis à erosão e outros fatores ambientais. Assim, ao longo do tempo, enfrequeceram sua estrutura.
O brasileiro que morreu na caverna no Ushuaia estava viajando de Kombi pela América do Sul fazia quatro anos com sua gata de estimação.