Nos últimos dias, um meme tem circulado nas redes sociais trazendo a ideia de que Portugal teria sido integrado ao Brasil. A brincadeira gerou reações diversas e reflexões sobre a identidade nacional. Dessa forma, alguns portugueses se irritaram com o meme.

Entenda meme sobre a “Guiana Brasileira”
Tudo começou quando o Barcelona anunciou a contratação da jogadora portuguesa Kika Nazareth, em 2024. Nas redes sociais, o vídeo do anúncio iniciou com a fala “E aí, galera” e isso irritou os portugueses por causa da expressão brasileira utilizada.
Em meio as críticas dos portugueses, os brasileiros se manifestaram e começaram a dizer que Portugal só existe pelo parentesco com o Brasil. A partir daí o termo “Guiana Brasileira” começou a viralizar.
Repercussão nas redes sociais
A hashtag #GuianaBrasileira rapidamente se espalhou pelo “X” (antigo Twitter), Instagram e TikTok. Usuários criaram conteúdos como vídeos e montagens, imaginando Portugal como parte do Brasil.
Alguns brincaram com a ideia de que portugueses agora poderiam pedir música no programa “Fantástico” ou participar do Carnaval. A sátira também gerou discussões sobre a relação histórica entre os dois países.
Uma influenciadora portuguesa publicou um vídeo problematizando o meme e afirmou que a piada já cansou. Assista abaixo:
Veja alguns vídeos que viralizaram
@juba_ssauro Guiana brasileira em o 28 estado brasileiro, uma colônia do Brasil na Europa #portugal #europa #tuga #brasil #viagem #guianabrasileira ♬ som original – JUBA
@globalizandoyt Guiana Brasileira: Qual nome combina com nosso novo estado europeu? #pqtemguianabrasileira #guianabrasileirameme #guiana #portugal #PortugalÉDoBrasil #europa crédito da bandeira: @Mário Luar😀 ♬ som original – GLOBALIZANDO
@pedrocerqueiras Gostei muito de conhecer e Guiana Brasileira 🇧🇷 sem duvidas um dos melhores lugares do Brasil. 😂 Qual apelido da Guiana Br vc gostou mais? #brasil🇧🇷 #portugal🇵🇹 #guianabrasileira ♬ original sound – Pedro Cerqueira • Viagem
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!