Um motorista embriagado foi preso na manhã da última sexta-feira (11) após tentar apostar um racha com uma viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O caso aconteceu em um trecho urbano da BR-116 em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

viatura da PRF
Os policias averiguaram que o motorista estava embriagado quando os desafiou para um “racha” (Foto: Divulgação/ PRF)

A princípio, o condutor teria acabado de sair de uma comemoração de seu aniversário durante a madrugada. De acordo com a PRF, o motorista estava embriagado, com o bafômetro confirmando 0,85 miligramas de álcool por litro de ar, quase três vezes acima do limite legal, quando decidiu desafiar a viatura para um racha.

Já na estrada, o homem teria avistado a viatura policial e jogado o carro na frente dos policiais, desafiando para a corrida ilegal. Conforme a apuração do portal Banda B, os agentes deram voz de prisão ao motorista imediatamente, e ele foi encaminhado à delegacia. Além disso, o veículo foi apreendido.

Apostar racha é ilegal no Brasil?

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), artigo 308, promover ou participar de competições não autorizadas em vias públicas é crime de trânsito, com pena que pode chegar a 3 anos de detenção, além de multa e suspensão ou proibição do direito de dirigir. Quando o racha resulta em lesão ou morte, a pena pode ser ainda maior, podendo configurar homicídio doloso, dependendo da gravidade do caso.

A prática de rachas envolve direção perigosa, alta velocidade e, muitas vezes, consumo de álcool ou drogas, o que agrava ainda mais os riscos. Além de ser uma infração gravíssima, a conduta representa uma afronta ao bem coletivo e à ordem pública. Mesmo que não haja vítimas, o simples ato de disputar corridas em locais públicos sem autorização já caracteriza crime, pois desafia a legislação e pode resultar em tragédias.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Mariana Gomes

Repórter

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.