A Prefeitura de Curitiba publicou um vídeo no Instagram na quinta-feira (16), sobre o mês da consciência negra e recebeu críticas. Segundo os internautas, nas imagens não há pessoas negras.

“Acho que faltou a consciência negra”, escreveu um internauta. “Será que aumentaram muito o brilho na edição do vídeo? Tá tão branco que chega a reluzir aqui na tela do meu celular”, ironizou outro.

As imagens mostram diversas pessoas em cima de um palco com cartazes como “Racismo é crime” (assista abaixo).

O RIC.com.br entrou em com a assessoria da Prefeitura de Curitiba e recebeu uma nota informando sobre a situação.

Veja a nota da Prefeitura de Curitiba na íntegra:

A Prefeitura de Curitiba está promovendo uma extensa programação para celebrar o Mês da Consciência Negra – período para reverenciar o legado do povo de matriz africana por quem é e também não é negro, mas conhece o papel da etnia na construção do Brasil.

Desde o início do mês, acontecem em diversos espaços da cidade atividades abertas ao público nas áreas da literatura, dança, artes visuais, teatro e música – todas com foco na cultura e nos artistas negros.

Na data dedicada à Umbanda (15/11), o som dos terreiros tomou conta do Memorial de Curitiba e, neste sábado (18/11), a Caravana Étnico-cultural que percorre as Regionais da cidade apresentará atrações ligadas ao universo negro e homenageia personalidades negras.

Porém, a consciência sobre a importância e o valor da etnia negra na formação do País e da cidade vai além dessa data. Há muito Curitiba dispõe de uma Casa da Leitura com o nome da poetisa negra Laura Santos, uma rua chamada Engenheiros Rebouças e um bairro inteiro com o nome deles: o Rebouças.

Hoje (17/11), uma nova escola foi inaugurada e leva o mesmo nome dos engenheiros negros que contribuíram, no Paraná, para a construção da ferrovia Curitiba/Paranaguá. É a Escola Municipal Irmãos Rebouças.

Nas Casas da Leitura, acontecem rodas de conversa e clubes de leitura programados para debater autores e autoras negras, presentes nas estantes físicas e virtuais do Programa Curitiba Lê, e estimular o contato com seus textos.

Este mês, na Casa da Leitura Wilson Martins, a roda de leitura temática terá dupla finalidade: celebrar o Mês da Consciência Negra e o aniversário da escritora negra brasileira Conceição Evaristo (29/11). Na ocasião, também estarão em evidência textos das autoras Elisa Lucinda e Cristiane Sobral.

Um dos pontos altos da programação ocorre no próximo domingo (19/11), com atos inter-religiosos no Centro Histórico. A Consciência Negra será lembrada na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de São Benedito e diante dela, com o aspergimento de águas aromáticas por praticantes de religiões de matriz africana. Já na segunda-feira (20/11), quando se celebra o Dia da Consciência Negra, estão programados a apresentação da peça teatral As Três Marias na Cidade do Esquecimento e o II Encontro de Erês, com corais formados por estudantes de escolas municipais.

Até o fim do ano, a escultura de Enedina Alves Marques – primeira mulher diplomada em engenharia civil no Sul do Brasil e também primeira engenheira negra do Brasil – será instalada no Calçadão da Rua XV de Novembro, coração da cidade. A obra, que reverencia a responsável por projetos importantes para o desenvolvimento do Paraná – como a Usina Capivari-Cachoeira – está em execução no Ateliê de Escultura do Memorial Paranista.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui