Favoritos dos brasileiros, os eletrodomésticos estão na casa da maior parte da população, mas apesar da praticidade e funcionalidade que esses aparelhos podem oferecer, eles podem ser os vilões da conta de luz. Entre os que mais consomem energia devido à potência utilizada e à frequência acionada, existe um que te surpreenderá; confira.

Mesmo a máquina de lavar roupa e a geladeira sendo apontadas como maiores prejudicais na conta de luz, a verdade é que existe um eletrodoméstico que gasta como 65 geladeiras: o forno elétrico. Frequentemente utilizado pela sua versatilidade, o forno pode oferecer recursos para aquecer, assar e grelhar alimentos, mas demanda um alto índice de energia.
A potência do forno pode ser surpreendente, com modelos mais potentes consumindo entre 2.000 e 5.000 watts a cada hora, caso usado com frequência. Quando comparado com uma geladeira, a diferença é alta, visto que ela consome bem menos: entre 300 e 800 watts por hora.
Qual o motivo desse alto consumo?
O consumo elevado desse eletrodoméstico é resultado da necessidade de maior quantidade de energia para aquecer e cozinhar os alimentos, enquanto a geladeira gasta apenas o essencial para manter a refrigeração. Alguns modelos também contém um modo stand-by, “modo dorminhoco” que parece inofensivo, mas puxa energia sem você perceber.
Também é fundamental procurar saber o tamanho, modelo e o tempo de uso do aparelho, essas informações fazem toda a diferença. Quanto maior, mais potente e mais tempo de uso do forno, mais alta será a conta de luz.
Como economizar na conta de luz?
- Cozinhar vários pratos de uma só vez;
- Desligar o forno alguns minutos antes do tempo sugerido na receita e deixar o calor residual terminar de cozinhar os alimentos;
- Evitar abrir a porta do forno enquanto ele estiver ligado;
- Deixar tudo preparado antes de colocar os alimentos no eletrodoméstico.
*Com supervisão de Guilherme Becker
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.