O inverno que começa às 18h44 deste sábado, 20 de junho, promete ter pouca chuva e muitas oscilações de temperatura no Estado, segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).
O meteorologista Marco Jusevicius, coordenador de Operação do órgão, explica que neste ano as massas de ar frio devem ser menos persistentes do que o normal. O que irá ocasionar grandes oscilações de temperatura em curtos intervalos de tempo.
Em todas as regiões, a temperatura média deve ficar próxima ou ligeiramente acima da normal climatológica. Também há a possibilidade de “veranicos”, com vários dias consecutivos secos e mais quentes do que o habitual para a estação, intercalados com períodos curtos de frio intenso.
Chuvas no Paraná
Se por um lado, calor no inverno é bom, para o estado que enfrenta uma crise hídrica, a notícia de que as chuvas deverão ser esparsas é preocupante. Ainda conforme Jusevicius, a formação de chuva de grande extensão e volume será inibida pelo predomínio de massas de ar seco por diversas semanas.
“As chuvas devem ficar abaixo ou dentro da média histórica, sem chance de recuperação do déficit hídrico observado desde o ano passado. Mesmo com a ocorrência eventual de episódios volumosos, são esperados períodos mais prolongados sem chuva significativa, indicando que o trimestre será mais seco do que a média climatológica”, observa Jusevicius.
Geada
Eventuais massas de ar polar podem causar geadas neste ano no Paraná, principalmente, nas regiões próximas à divisa com Santa Catarina e na Região Metropolitana de Curitiba. Já nas demais regiões é mínima a possibilidade da ocorrência do fenômeno climático.