Cascavel - A terapeuta Marciana Olimpo Lazarotto, funcionária concursada da Prefeitura de Cascavel, trabalha há mais de 20 anos em sala de aula. Essa experiência a tornou interessada em compreender mais a respeito do autismo.

Ênio Verri, diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, discursa durante evento em Cascavel
Ao todo, 600 servidores participaram do projeto. (Foto: Divulgação/Itaipu)

“Seria uma oportunidade de “poder atender ainda melhor as famílias e os pacientes autistas”, afirma a profissional, que integra o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná (Cisop).

Porém, a possibilidade fazer uma pós-graduação no tema era remota, devido ao custo elevado para o município.

Focando em profissionais como Marciana, sempre em busca de aprimoramento, e na possibilidade de oferecer um atendimento ainda melhor aos paranaenses, a Itaipu Binacional, a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e 19 associações regionais criaram o Programa de Capacitação AMP Itaipu 4.0, que tem como objetivo contribuir com o processo de capacitação e formação de profissionais de carreira das prefeituras municipais do Paraná.

Nesta quinta-feira (27), em Cascavel (PR), foi celebrada a formatura de 600 servidores públicos que participaram do projeto.

Mas eles foram apenas alguns dos muitos beneficiados; no total, foram disponibilizadas 18.000 vagas nos 399 municípios do Estado, distribuídas em quatro diferentes cursos de qualificação em áreas consideradas estratégicas, com os temas: Autismo; Alfabetização e Letramento; Gestão do Esporte e do Lazer e Licitações e Contratos.

O diretor-geral da Itaipu Binacional, Enio Verri, destacou a importância da qualificação direcionada aos servidores públicos municipais para ofertar um serviço de alta qualidade à população. “Nós não vamos ter um país mais democrático, sem miséria e sem fome, se não houver conhecimento. Não haverá avanço se não tivermos um serviço público de qualidade”.

Segundo o presidente da AMP e secretário-geral da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Edimar Santos, os servidores públicos, especialmente nos pequenos e médios municípios, não teriam condições de realizar uma pós-graduação, devido a limitações orçamentárias.

“No entanto, graças à Itaipu e à parceria com a AMP, foi possível oferecer essa oportunidade, que beneficia significativamente a população, pois são os servidores que atendem na educação, realizam licitações e promovem compras, o que impacta diretamente nos recursos que o município recebe”, explicou.

Assistente administrativa na prefeitura de Guaraniaçu, Juliane Treviso escolheu a pós-graduação em Gestão do Esporte e Lazer. Ela acredita que a capacitação poderá contribuir para a construção de uma sociedade mais saudável e justa.

“Com minhas atribuições, posso aprimorar meu trabalho e melhorar a gestão do esporte e lazer no meu município, trazendo mais saúde para a população e impactando positivamente toda a sociedade local”.

Marciana Lazzarotto ainda elogiou o curso por oferecer aulas presenciais e um formato híbrido, o que facilitou a participação de profissionais que não podiam estar presentes fisicamente, permitindo-lhes acompanhar as atividades on-line.

Maior programa gratuito de pós-graduação

Esse é o maior programa gratuito de pós-graduação voltado aos servidores públicos já realizado no Paraná – uma ação do programa Itaipu Mais que Energia, da Itaipu Binacional, com investimentos que ultrapassam 3 bilhões de reais, dentre os quais foram destinados mais de R$ 48 milhões para o projeto.

No início de outubro de 2024, o Tribunal de Contas da União divulgou um ranking dos estados com maior excelência na aplicação da Nova Lei de Licitações e Contratos, no qual o Paraná aparece em terceiro lugar.

Para o presidente do Pólis Civitas, Paulo Maia Junior, esse resultado é fruto do programa de capacitação promovido pela Itaipu, que teve início em abril de 2024.

“Isso mostra que essa transformação se deu através da educação e do conhecimento. São servidores públicos, participantes do programa do Eixo Licitações e Contratos, que estão aplicando, na prática, os conhecimentos agregados”, explicou.

O Programa AMP Itaipu 4.0 abrangeu servidores em todo o paraná, mesclando eventos presenciais, virtuais e ações itinerantes com a inscrição de mais de 35 mil servidores.

Essa ação está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial o ODS 4 – Educação de Qualidade, que visa garantir uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Estiveram presentes no evento prefeito de Cascavel, Renato Silva; o deputado estadual Professor Lemos; o 2º vice-presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná, AMOP, Carlos Antonio Reis, representando os 19 presidentes de associações regionais; a prefeita de Nova América da Colina, Tânia Basso; o vice-prefeito de Cascavel, Henrique Mecabô; a secretária Municipal de Educação de Cascavel, Márcia Baldini; a secretária Municipal de Planejamento e Gestão de Cascavel, Vanise da Silva Pohl, entre outras autoridades.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui        

Jorge de Sousa

Editor

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.