Brasil - A traficante Penélope, conhecida nas redes sociais como “Japinha do CV”, está viva e seu paradeiro é incerto. A Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCRJ) confirmou nesta quarta-feira (5) que não há nenhuma mulher na lista oficial de 121 mortos da Operação Contenção, realizada nos complexos do Alemão e da Penha, no último dia 28.

Ela ficou conhecida como “musa do tráfico” por vídeos e fotos com armas e poses provocantes que publicava nas redes sociais. A megaoperação, que resultou em 113 prisões, atacou a infraestrutura operacional do Comando Vermelho (CV), que domina boa parte das comunidades fluminenses.
De acordo com a Polícia Civil, o corpo que teve o rosto desfigurado ao ser atingido por tiros de fuzil durante o confronto é de um homem. Ele foi identificado como Cleiton Souza da Silva, um dos principais articuladores do tráfico de drogas do CV na Região Norte do país.
Leia também: Fuga do RJ? O Comando Vermelho já chegou no Paraná
Foto chocante viralizou
A confusão sobre a identidade ocorreu após a foto de uma pessoa com colete tático e roupa camuflada alvejado na cabeça viralizar na internet logo após o confronto. Rapidamente, foi apontada como sendo de Penélope, que costumava ostentar vestimenta militar na internet.
Além de Cleiton, outros oito criminosos do Amazonas já foram identificados entre os mortos. A identificação foi feita pela equipe de peritos da Polícia Civil. As circunstâncias das mortes são investigadas pela Delegacia de Homicídios da Capital (DHC).
As investigações continuam com o objetivo de identificar demais integrantes do Comando Vermelho e suas conexões interestaduais e internacionais.
Morte fake da “Japinha do CV”
As dúvidas sobre a possível morte de Penélope surgiram já nos dias seguintes à operação. Publicações em plataformas como o X (antigo Twitter) e o Instagram, uma mulher parecida com Penélope afirmava: “Não caiam em fakes […] tem muita gente caindo em lábia, achando que sou eu”, diz a mulher na gravação.
Um homem identificado como Nathan Nael, que seria o suposto namorado de Penélope, publicou recentemente uma foto ao lado da Japinha do CV com a legenda “Minha Penélope”. A mesma imagem foi compartilhada em uma conta atribuída à jovem, que também divulgou o perfil do rapaz, com mais de 50 mil seguidores e anúncios de parcerias e divulgação do chamado “Jogo do Tigrinho”.
Quem é a “Japinha do CV”
Segundo a polícia, Penélope é considerada um soldado da linha de frente do Comando Vermelho. Até por isso a certeza de sua morte se espalhou tão rapidamente. Ela protege rotas de fuga e faz a defesa de pontos estratégicos na venda de drogas. Também era chamada de “musa do crime”, ficou famosa pelas poses provocantes com armas e roupas camufladas nas redes sociais.
- Com informações da Agência Brasil.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui