A casa de alvenaria, com três cômodos e 25 metros quadrados ganhou forma graças as doações e a mão de obra de jovens voluntários que trocaram o descanso das férias pelo voluntariado.
As aulas acabam e a moçada costuma aproveitar a pausa nos estudos para relaxar. Maratonar séries, aproveitar o tempo livre nas redes sociais e dormir até tarde são alguns dos passatempos favoritos da galera. Mas, há exceções. Um grupo de jovens em São José dos Pinhais resolveu trocar o descanso e o lazer pelo trabalho voluntário.
Entre as diversas ações sociais desenvolvidas pelos jovens, uma exigiu mais esforço: a construção de uma casa. O trabalho pesado começa de manhã cedo e dura o dia todo. Carregar blocos de cimento, areia, preparar argamassa são algumas das tarefas realizadas pelo grupo que parece não ter medo de pegar no pesado.

E o resultado recompensou o esforço: além de uma casa novinha que ganhou forma, graças ao trabalho e dedicação do grupo, uma família feliz, porque terá um lugar para morar. A casa de alvenaria, com três cômodos e 25 metros quadrados ganhou forma graças as doações e mão de obra dos voluntários e será entregue nesta semana, na quinta-feira (23).
Os jovens voluntários mudaram a vida de Jhonatan e Emanuely
Os beneficiados são Jhonatan (21) e Emanuely Camargo (16), pais da recém-nascida Lorena. Com o nascimento não planejado da filha, o casal se viu em apuros por não ter onde morar e graças a solidariedade dos voluntários pode olhar para o futuro com mais esperança. O pai de Lorena bem que tentou encontrar as palavras, mas com a voz embargada e os olhos cheios de lágrimas, resumiu o que estava no coração: “Gratidão”, foi a resposta dele quando perguntado sobre a importância do gesto de solidariedade demonstrado pelo grupo de voluntários.
Os estudantes fazem parte de um projeto de voluntariado da Igreja Adventista do 7º dia conhecido como Missão Calebe, que só no sul do Brasil, conta com cerca de 12 mil inscritos. A iniciativa, que está em andamento do dia 4 – 31 de julho, ocorre anualmente em cidades de todo o país com o objetivo de ajudar comunidades e famílias em situação de vulnerabilidade social.
Neste ano as ações dos jovens voluntários foram planejadas levando em conta o contexto da pandemia, respeitando as normas de segurança estabelecidas pelos órgãos governamentais e sanitários. A agenda se divide entre ações presenciais e virtuais. Entre as principais atividades estão as serenatas para idosos e pessoas do grupo de risco, arrecadação de alimentos para pessoas carentes e homenagens aos profissionais de saúde.