O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de sete aliados mais próximos começa nesta terça-feira (2) no Supremo Tribunal Federal (STF). Os oito réus, chamados de “núcleo crucial”, respondem por cinco crimes em ação penal relacionada à tentativa de golpe de Estado.

Saiba tudo sobre o julgamento de Jair Bolsonaro
Bolsonaro e outros sete réus respondem por tentativa de golpe de estado (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

A Primeira Turma do STF, composta pelos ministros Alexandre de Moraes (relator), Cristiano Zanin (presidente da Turma), Flávio Dino, Luiz Fux e Cármen Lúcia, conduzirá oito sessões ao longo do julgamento. Nesta terça, haverá duas sessões:

  • Período da tarde: 14h às 19h
  • Período da manhã: 9h às 12h

Onde assistir:

Nas semanas seguintes, a Primeira Turma discutirá o caso e deve definir sentenças até sexta-feira, 12.

Os réus respondem por organização criminosa armada, golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, deterioração de patrimônio tombado e dano qualificado contra o patrimônio da União. A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu a condenação de todos, com pena que pode chegar a 43 anos de prisão. A defesa poderá recorrer, e Bolsonaro permaneceria inicialmente em prisão domiciliar caso seja condenado.

Réus do julgamento:

  • Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa e da Casa Civil
  • Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional
  • Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência
  • Anderson Torres, ex-ministro da Justiça
  • Almir Garnier, ex-comandante da Marinha
  • Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa
  • Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência, com acordo de delação

Como será o julgamento de Jair Bolsonaro

O relator Alexandre de Moraes abrirá o julgamento lendo o relatório das investigações. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, apresentará a acusação, seguido das defesas. A votação será feita pelos ministros da Primeira Turma, na ordem: Moraes, Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, que anunciará o resultado final.

Os ministros André Mendonça e Kassio Nunes Marques não participam deste julgamento, pois integram a Segunda Turma, responsável por outros casos. O STF é dividido em duas Turmas, com 10 dos 11 ministros participando dos colegiados; o presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, não integra nenhum dos dois grupos.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui        

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.