O Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) anunciou nesta terça-feira (24) a nomeação de sua nova coordenadora geral. Mauritânia Bogus Pereira, servidora com 20 anos de carreira na instituição, foi escolhida para substituir o ex-coordenador geral do órgão, Luiz Bernardo Dias Costa, preso na última quarta-feira (18), em uma operação do  Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Luiz Bernardo é suspeito de receber propina da empresa Sial Engenharia e Construção, que venceu uma concorrência pública para realizar a edificação de um anexo ao Tribunal de Contas, na região do Centro Cívico. O coordenador-geral, que é graduado em Direito, teria fraudado uma licitação em benefício da construtora. O empresário responsável pela empresa também foi preso.Costa foi flagrado recebendo R$ 200 mil em dinheiro de Edenilso Rossi, diretor da construtora beneficiada.

O coordenador e outros cincos acusados pagaram fiança e já foram libertados. De acordo com o advogado de Costa, Roberto Brzezinki, o acusado concordou em se afastar das funções no TCE.

Em nota, o Tribunal de Contas afirma que o ex-coordenador geral não participou diretamente da fiscalização das obras da Copa 2014, que estão sob a responsabilidade de engenheiros e técnicos da DIFOP – Diretoria de Fiscalização de Obras Públicas, tendo sido, apenas, responsável pela divulgação de parte dos relatórios. O órgão afirma ainda que iniciou procedimentos, por meio da sua Corregedoria Geral, para avaliar as providências cabíveis em relação ao caso e que não se manifestará mais sobre o caso, que corre em segredo de justiça.