Após quase dois meses, o aplicativo BlaBlaCar retornou a oferta de caronas no Paraná nesta sexta-feira (28). O serviço estava suspenso no estado desde o dia 30 de dezembro de 2024, após a decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. A ação foi pedida pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina (FEPASC) e da Rodopar.

De acordo com a assessoria do aplicativo, a Justiça suspendeu a liminar por entender que “a BlaBlaCar não presta serviços de transporte público intermunicipal, mas sim opera uma plataforma digital que conecta pessoas para compartilhar viagens a partir de caronas solidárias”, disse a nota.
Além disso, o Tribunal de Justiça afirmou que a empresa não tem veículos próprios destinados a oferecer a carona, apenas faz a intermediação do contato entre pessoas que se deslocam.
“A Justiça acerta ao reconhecer as robustas evidências apresentadas pela BlaBlaCar ao longo do processo, que confirmam a legalidade do modelo de carona adotado pela plataforma no Brasil e em outros 20 países. Agradecemos o apoio dos nossos 2 milhões de usuários no Paraná, que durante todo o período de suspensão se manifestaram quase diariamente nas redes sociais e em nossos canais de atendimento, pedindo o retorno da oferta de caronas no estado”, afirmou Tatiana Mattos, diretora-geral da BlaBlaCar no Brasil.
Relembre a suspensão da BlaBlaCar no Paraná
Uma decisão da juíza Carolina Delduque Sennes Basso, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, proibiu o aplicativo BlaBlaCar de funcionar no Paraná. Assim, a ferramenta, em que motoristas oferecem caronas para usuários, cobrando pela viagem, está impedida de operar em todo o estado.
Conforme a decisão liminar, publicada na segunda-feira (16), a plataforma atuaria irregularmente no transporte intermunicipal de passageiros. A liminar atende a um pedido da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina (Fepasc) e do Sindicato das Empresa.s de Transporte Rodoviário Intermunicipal do Estado do Paraná (Rodopar).
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui