Após quase dois meses, o aplicativo BlaBlaCar retornou a oferta de caronas no Paraná nesta sexta-feira (28). O serviço estava suspenso no estado desde o dia 30 de dezembro de 2024, após a decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. A ação foi pedida pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina (FEPASC) e da Rodopar.

BlaBlaCar volta a operar no Paraná após decisão da Justiça
Serviço estava suspenso desde dezembro de 2024 (Foto: viewimage/Shutterstock)

De acordo com a assessoria do aplicativo, a Justiça suspendeu a liminar por entender que “a BlaBlaCar não presta serviços de transporte público intermunicipal, mas sim opera uma plataforma digital que conecta pessoas para compartilhar viagens a partir de caronas solidárias”, disse a nota.

Além disso, o Tribunal de Justiça afirmou que a empresa não tem veículos próprios destinados a oferecer a carona, apenas faz a intermediação do contato entre pessoas que se deslocam.

“A Justiça acerta ao reconhecer as robustas evidências apresentadas pela BlaBlaCar ao longo do processo, que confirmam a legalidade do modelo de carona adotado pela plataforma no Brasil e em outros 20 países.  Agradecemos o apoio dos nossos 2 milhões de usuários no Paraná, que durante todo o período de suspensão se manifestaram quase diariamente nas redes sociais e em nossos canais de atendimento, pedindo o retorno da oferta de caronas no estado”, afirmou Tatiana Mattos, diretora-geral da BlaBlaCar no Brasil.

Relembre a suspensão da BlaBlaCar no Paraná

Uma decisão da juíza Carolina Delduque Sennes Basso, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, proibiu o aplicativo BlaBlaCar de funcionar no Paraná. Assim, a ferramenta, em que motoristas oferecem caronas para usuários, cobrando pela viagem, está impedida de operar em todo o estado.

Conforme a decisão liminar, publicada na segunda-feira (16), a plataforma atuaria irregularmente no transporte intermunicipal de passageiros. A liminar atende a um pedido da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina (Fepasc) e do Sindicato das Empresa.s de Transporte Rodoviário Intermunicipal do Estado do Paraná (Rodopar).

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui        

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.