Equipes específicas são responsáveis por apresentar ações em primeira mão e monitorar adversários

Lançar primeiro o material pelas redes sociais e depois investir na divulgação oficial é a principal característica adotada pelos três principais candidatos ao governo do Paraná nestas eleições.

O jingle da campanha da petista Gleisi Hoffmann apareceu primeiro na sua fan-page. O tucano Beto Richa adianta pontos de seu plano de governo e costuma responder reclamações e dúvidas sobre o atual governo que surgem em seu perfil no Facebook diariamente. O peemedebista Roberto Requião, por sua vez, é um usuário intensivo do Twitter, desde os primórdios do microblog, que usa para postar informações e alfinetar adversários.

O arsenal digital dos três candidatos procura cobrir uma área em que as coisas acontecem muito rapidamente, repercutem para muita gente e cuja influência cresce a cada eleição. Site, Facebook e Twitter fazem parte da linha de frente das ações, que incluem ainda o Instagram, o Whatsapp, o Google + e o Flickr – aplicativos em que a postura dos candidatos é mais informal, uma conversa direta com o eleitorado.

Trata-se da típica conversa que o candidato não faz sozinho.Com 119.220 curtidas no Facebook e 51.700 seguidores no Twitter, Beto Richa conta com uma equipe de 20 profissionais para suas ações digitais. Já Requião (26.760 curtidas e 44.800 seguidores) tem o auxílio de seis pessoas, enquanto Gleisi (96.175 curtidas e 51 mil seguidores) dispõe de cinco assistentes na área. Os números referem-se aos perfis oficiais dos candidatos até a tarde de segunda (28).

Tenda tucana
O PSDB vai reunir todo o trabalho das redes sociais numa “tenda digital”, que será inaugurada nesta terça-feira (29) na sede da campanha em Curitiba. Ali, serão monitorados os perfis dos oponentes e postadas as mensagens do candidato.

O espaço tem área para reuniões, acesso à internet para visitantes e permite a produção de fotos e gravação de áudios. “A nossa rede de pessoas que compartilham informações da campanha cresce cada vez mais. Todos fazem parte como se fossem militantes virtuais. Diariamente debatemos assuntos, acabamos com boatos e divulgamos ações com essa rede que compartilha com mais e mais pessoas”, afirma  Marcelo Richa, filho do governador e coordenador de mídias sociais da campanha.

PT
A estratégia do PT é aproximar o eleitorado da campanha e do partido. Gleisi aposta em uma linguagem mais simples e direta, com muita interação com os eleitores.  Segundo a assessoria do partido, a intenção é estimular o debate político e esclarecer  dúvidas de forma mais direta.

PMDB
Falar diretamente com o eleitor também faz parte da estratégia do senador Requião. O próprio candidato atualiza seu Twitter diariamente, adiantando ações que pretende implementar caso vença o pleito, lembrando ações de suas administrações passadas e aquilo que fez a fama de Requião no Twitter: crítica ferina aos adversários.

O peemedebista já emplacou um viral pelo Youtube com uma música que pede sua  volta. A comparação com o governo de Richa é constante em suas páginas. De acordo com o coordenador de redes sociais da campanha, César Setti, surpresas virão com o início do horário eleitoral na televisão (19 de agosto).

“A utilização das redes sociais proporciona uma interação bem grande entre o candidato e os eleitores. Reunimos ativistas voluntários que espalham a mensagem do PMDB ”, diz Setti.

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