TRE estima que coligação ou partido terá de angariar pelo menos 120 mil votos para ter cadeira na Assembleia Legislativa e 220 mil votos para a Câmara Federal
Os candidatos a deputado federal e estadual no Paraná enfrentam este ano uma disputa que, a primeira vista, é menos acirrada que concursos vestibulares. Há 14 candidatos disputando cada uma das 54 vagas na Assembleia Legislativa e 10,3 das 30 cadeiras da Câmara Federal.
O número de candidatos reduziu 8,09% entre os federais em relação à eleição de 2010, passando de 334 para 309 candidatos. Entre os estaduais, o aumento foi de 18,1%, passando de 641 para 757 candidatos, de acordo com o dados registrados pelo Tribunal Regional Eleitoral. Aproximadamente 7,8 milhões de eleitores foram às urnas neste domingo (05) no Paraná.
A missão dos que tentaram conquistar a preferência do eleitorado durante a campanha fica mais complicada quando entra em jogo o número de votos que cada um precisa alcançar para ocupar a cadeira legislativa.
A conta que define quem serão os eleitos não é tão simples quanto a relação de candidatos por vaga.
Primeiro a coligação ou partido precisa atingir o chamado quociente eleitoral, que é o número mínimo de votos necessários para obter uma cadeira de deputado. Este quociente é estabelecido pela divisão entre o número de votos válidos pelo número de cadeiras em disputa.
Ganham a vaga os mais votados dentro das coligações. Se o partido ou coligação não atingir o quociente eleitoral não terá nenhuma cadeira, mesmo que nominalmente um ou mais de seus candidatos receba mais votos do que os de outra coligação que chegou ao quociente mínimo.
Numa conta aproximada feita pelo TRE-PR, nestas eleições cada partido ou coligação deverá somar pelo menos 220 mil votos para eleger um deputado federal.
Como referência, o candidato mais votado em 2010 foi Ratinho Júnior (PSC), com 358.924 votos. O menos votado foi Leopoldo Costa Meyer (PSB), com 38.649 votos.
Para deputado estadual, o TRE estima que a coligação ou partido terá de fazer pelo menos 120 mil votos.
Nas eleições de 2010, o deputado estadual eleito mais votado no Paraná foi Alexandre Khury (PMDB), com 134.233 votos; o que teve menos votos foi votado foi Rasca Rodrigues, com 18.899 votos.
Clique aqui e para fazer o download da lista completa de candidatos no Paraná.
Acesse o sistema Divulgacand 2014 da Justiça Eleitoral.
Leia, comente e compartilhe as notícias de política nas redes sociais usando a hashtag #RICeleições2014.