Cascavel - O Ministério Público do Paraná (MPPR) denunciou um casal por irregularidades graves em um procedimento estético realizado em uma clínica de Cascavel, no Oeste do estado. A denúncia foi oferecida pela 9ª Promotoria de Justiça e aceita pelo Judiciário nesta quinta-feira (6). Os réus – uma médica e um farmacêutico – são acusados de lesão corporal, estelionato e exercício ilegal da medicina.

Casal é denunciado por deformar rosto de paciente em procedimento estético no PR
MPPR denuncia casal por causar deformidades permanentes no rosto de paciente em Cascavel (Foto: Arquivo / Ivan Souza)

A investigação revelou que, em junho de 2023, uma paciente contratou a aplicação de um bioestimulador de colágeno chamado Sculptra (ácido poli-L-láctico), mas recebeu um produto diferente, o PMMA (polimetilmetacrilato). O uso do PMMA para preenchimentos faciais não é recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) devido aos riscos de complicações irreversíveis, como necrose tecidual, inflamações crônicas e deformidades permanentes.

O que aconteceu no procedimento estético

A paciente procurou a clínica buscando um tratamento facial rejuvenescedor. O Sculptra, substância contratada, é amplamente utilizado para estimular a produção de colágeno e promover um aspecto natural à pele. No entanto, a substância aplicada foi o PMMA, um preenchedor permanente que pode causar graves efeitos adversos.

Segundo o MPPR, o procedimento foi realizado pelo farmacêutico denunciado, com o conhecimento e a anuência da médica, sócia-administradora da clínica. Ao perceber reações anormais em seu rosto, a vítima procurou atendimento especializado e recebeu o diagnóstico de complicações severas decorrentes do uso inadequado do produto.

O que diz a defesa do casal?

Em nota, o advogado Helio Ideria, que representa o casal, disse que a defesa vai demonstrar que os fatos não aconteceram como foram narrados durante a denúncia.

A denúncia foi formalizada na 1ª Vara Criminal da Comarca de Cascavel, onde a ação penal tramita.

Quer receber notícias no seu celular? Então, entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.