Na última segunda-feira (24), o projeto Cidadania na Infância emitiu a Carteira de Identidade Nacional para cerca de 100 crianças e adolescentes em Palmas, no Centro Sul do Paraná. O projeto foi realizado pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com a Polícia Civil do Paraná (PCPR).

Crianças e adolescentes recebem Carteira de Identidade Nacional no Paraná
Cerca de 100 crianças receberam suas Carteiras de Identidade Nacional (Foto: Divulgação/MP-PR)

A princípio, o projeto Cidadania na Infância tem como objetivo providenciar a documentação do público infantojuvenil, garantindo o exercício na democracia. Além disso, o projeto também previne violência contra crianças e adolescentes.

Os atendimentos aconteceram no Fórum de Palmas para alunos de escolas municipais. De acordo com o MP-PR, foram realizadas articulações com a Secretaria Municipal da Educação para levantar dados das crianças e dos adolescentes que ainda não tinham Carteira de Identidade Nacional. Também foram providenciados os transportes para o local do evento. Os documentos foram confeccionados pela PCPR.

De acordo com a promotora de Justiça, Thayná Regina Cosme, o projeto alcança dois pontos relevantes na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. “Além de garantir o exercício da cidadania, a identificação civil biométrica serve como instrumento de prevenção ao desaparecimento de crianças e adolescentes, facilitando sua localização”, explicou.

Por fim, os promotores afirmam que novas datas para emissão de Carteira de Identidade Nacional serão agendadas. Com isso, o MP-PR busca atender o maior número possível de pessoas.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Mariana Gomes

Repórter

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.