PT e PSDB oficializam candidaturas no domingo. Negociação para completar alianças segue intensa.
Um de manhã, outro à tarde, os dois principais partidos das eleições deste ano irão confirmar no domingo os nomes de Beto Richa (PSDB) e Gleisi Hoffmann (PT) como candidatos ao governo do estado.
Petistas e tucanos fazem convenção no domingo. Gleisi e Richa são na prática candidatos há bastante tempo, mas só depois da convenção é que eles podem ser apresentar como tal, conforme estabelece a legislação eleitoral – até agora eram “pré-candidatos”.
A confirmação do que já era conhecido, no entanto, vem acompanhada de intensas negociações para fechamento das coligações, que permanecerão em aberto até a a segunda-feira, quando termina o prazo legal para os partidos definirem seus candidatos e alianças.
A campanha de reeleição do governador tucano sofreu um revés, com o lançamento de Roberto Requião como candidato do PMDB. Os tucanos davam como certo que os peemedebistas, que tiveram participação ativa na administração, fariam parte da coligação e indicariam o candidato a vice.
Richa vai enfrentar dois opositores de peso: Requião e Gleisi. Mas terá a seu lado a mais ampla aliança das eleições no Paraná.
“Minha base está unida e motivada. Temos 17 partidos que integram a coligação que nos deu a vitória em 2010″, declarou Richa a uma rádio do interior.
O tom das mensagens, no entanto, já aponta para a disputa. “Quem tem de se preocupar é ele [Requião]“, tuitou hoje seu partido.
Menos exposta nos últimos dias, Gleisi circula enquanto a convenção não vem. O PT conta com a vinda de Lula e Dilma Rousseff no dia 3 de julho para dar a largada numa campanha que virá acompanhada pelo desgaste do PT no plano federal e pelas denúncias contra o ex-petista André Vargas, que era cotado para coordenar a campanha de Gleisi, mas teve de deixar o partido após serem eveladas suas ligações com o doleiro Alberto Youssef, preso pela Polícia Federal, acusado de movimentar ilegalmente R$ 10 bilhões.
A disputa estadual, que antes da temporada de convenções se mostrava polarizada entre Gleisi e Richa, ganhou outro desenho, no qual se sobressaem a figura de Requião e a certeza de que haverá segundo turno.
Negociação sem fim
Até a segunda-feira, serão intensas as negociações para definição de vice e candidatos ao Senado – cargos que pesam na formação das alianças, principalmente para os partidos menores que entram com seus apoios e tempo de televisão na propaganda eleitoral.
Deverá haver pelo menos quatro candidatos de partidos menores. Mas mesmo esses são alvo de negociações.
Rosane Ferreira, por exemplo, foi escolhida candidata a governador pelo PV, mas pode sair como vice na chapa peemedebista. Já o PPS faz parte do governo Richa, mas cogita em lançar o deputado Rubens Bueno como candidato.
Os candidatos já escolhidos em convenção foram: Roberto Requião (PMDB), Sílvio Barros (PHS), Rosane Ferreira (PV), Bernardo Pilotto (PSol), Rodrigo Tomazini (PSTU), Túlio Bandeira (PTC).
Veja as convenções do fim de semana e de segunda-feira:
Sábado – 28/06
PTB – das 8 às 12h
Associação da Senhora de Rotarianos
Avenida Santos Dumont, 1160 – Londrina – PR
PSC – às 8h
Clube Três Marias
Avenida Três Marias, número 274 – bairro São Braz – Curitiba – PR
PRB – às 9h
Sede do partido
Rua Nilo Peçanha, 37 – São Francisco – Curitiba – PR
Domingo – 29/06
PSD – a partir das 9 horas
Hotel Bourbon
Rua Eurípedes Garcez do Nascimento, 791 – Ahú – Curitiba – PR
PT – a partir das 14 horas
Sede do Partido
Alameda Princesa Izabel, 160 – São Francisco – Curitiba – PR
PSDB – 8h30 às 11h
Paraná Clube – Sede Social
Av. Presidente Kennedy, 2377 – Água Verde – PR
Segunda-feira – 30/06
PPS – das 17 às 22h
Hotel Caravelle
R. Cruz Machado, 282 – Centro – Curitiba – PR
DEM – das 9 às 12h
Sede do partido
Rua Dr. Bezerra de Menezes, 120 – Ahú – Curitiba – PR
SLD – das 19 às 22h
Rua Joaquim do Amaral, 852 – Jardim das Américas – PR