
O ‘Jogo da Eleição’ será aplicado em estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas do Paraná
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, em parceria com o Instituto Mais Cidadania e o Centro Universitário UNICURITIBA, apresentou uma novidade nas eleições 2018 com a intenção de driblar o distanciamento da população do processo eleitoral. Ele se chama ‘Jogo da Eleição’ e tem a intenção de conscientização adolescente e jovens sobre a importância da ética e das boas escolhas dos eleitores.
Jogo da Eleição
O Jogo da Eleição’ é um jogo de tabuleiro criado pela equipe do Instituto Mais Cidadania, que é composta pelos Professores de Direito Eleitoral do Unicuritiba, Roosevelt Arraes e Luiz Gustavo de Andrade, bem como por universitários e egressos e será aplicado para estudantes do ensino médio das escolas públicas e privadas do Paraná.
De acordo com o professor Arraes, o grupo percebeu que iniciativas como palestras são menos eficazes e interessantes aos jovens, na hora de ensinar sobre as eleições brasileiras, do que atividades com as quais eles se envolvam. “O jogo é um instrumento lúdico, que cumpre a função pedagógica de disparar a reflexão dos jovens sobre a importância de sua participação no processo eleitoral. Trata-se de uma forma divertida de estimular a reflexão”, conta.
O professor ainda explica, que por meio da brincadeira os participantes escolhem cartas de atitudes como, por exemplo, comprar votos e apenas no final do jogo é que as cartas que foram usadas pelo o estudante são reveladas aos demais jogadores. E, dessa forma, os jogadores aprendem noções básicas de direito e cidadania e crescem mais consciente sobre o valor do voto.
Interessados em conhecer o projeto ou em receber o ‘Jogo das Eleições’ nas escolas devem procurar a Escola Judiciária Eleitoral do TRE-PR ou entrar em contato com o Instituto Mais Cidadania pelo telefone 41. 9 8862-0715.
Leia também: Marielle Franco: foto sofre vandalismo em exposição no Paraná
O RIC Mais Notícias também falou sobre o ‘Jogo da Eleição’. Confira:
Gostou da matéria? Avalie abaixo!