Foz do Iguaçu - Está marcado para esta terça-feira (11) o julgamento de Jorge Guaranho, ex-policial penal acusado pelo assassinato do Guarda Municipal Marcelo Arruda, em julho de 2022, durante uma festa de aniversário no município de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. O júri vai acontecer no Tribunal do Júri de Curitiba. A motivação do crime foi divergência política. 

Jorge Guaranho vai a júri pelo assassinado de Marcelo Arruda; relembre o crime
Julgamento foi transferido para o Fórum de Curitiba (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

O Ministério Público acusa Garanho de homicídio duplamente qualificado – por motivo fútil e por perigo comum – já que o ex-policial penal colocou a vida de outras pessoas em risco ao atirar contra o guarda municipal. 

Inicialmente, o julgamento estava previsto para ocorrer em Foz do Iguaçu. No entanto, a defesa do réu solicitou o desaforamento do caso, alegando que o julgamento na cidade original poderia comprometer a imparcialidade do júri devido à comoção local. A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná acatou o pedido, transferindo o julgamento para Curitiba.

A denúncia foi formalizada em 20 de julho de 2022 pelo Núcleo de Foz do Iguaçu do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pela 13ª Promotoria de Justiça da comarca.

Relembre o caso 

Em 9 de julho de 2022, durante as comemorações do seu 50º aniversário, o guarda municipal Marcelo Arruda foi morto a tiros em sua própria festa, que tinha como tema um dos candidatos às eleições presidenciais daquele ano. O acusado, o policial penal Jorge José da Rocha Guaranho, teria invadido o evento sem ser convidado, resultando em uma discussão que terminou em tragédia.

Marcelo, além de trabalhar na segurança pública, era tesoureiro municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) e foi candidato ao cargo de vice-prefeito de Foz do Iguaçu nas eleições de 2020.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui        

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.