A Justiça Federal da 4ª Região decretou nesta quinta-feira (18) a prisão do ex-diretor da Petrobras Renato Duque, que foi condenado durante a Operação Lava Jato. A decisão da 12ª Vara Federal de Curitiba derruba as medidas cautelares anteriormente impostas, entre elas a que concedeu liberdade da prisão com o uso de tornozeleira eletrônica.

Justiça federal determina a prisão Renato Duque, ex-diretor da Petrobras condenado pela Operação Lava Jato
Renato Duque já cumpriu cinco anos de prisão em Curitiba (Foto: André Dusek / Estadão Conteúdo)

A informação foi inicialmente divulgada pelo Portal G1 e posteriormente confirmada para RICtv. Duque foi condenado a uma pena total de 127 anos e 6 meses de prisão em uma série de julgamentos da operação conduzida pelo ex-juiz e atual senador Sergio Moro. Ainda não há a informação se o mandado de prisão já foi cumprido.

Ele foi preso em fevereiro de 2015 e cumpriu pouco mais de cinco anos da pena no Paraná, antes de ser solto em março de 2020. Agora, segundo a decisão da Justiça, Duque terá que cumprir pena de 32 anos de prisão, em regime fechado. Como anteriormente a decisão judicial afirmava que essa pena seria de 98 anos, agora a Justiça expedirá uma nova ordem de prisão corrigindo a informação.

Ex-diretor da Petrobras foi condenado diversas vezes pela Lava Jato

Renato Duque foi condenado pelos crimes de corrupção passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro em vários desdobramentos da Operação Lava Jato. Apesar de não ser delator, Duque chegou a confessar crimes. Eles envolviam suposta operação de propinas ao PT, e à alta cúpula do partido.

Ele foi um dos primeiros alvos do alto escalão da Petrobras na Operação Lava Jato. Entre as penas do ex-executivo da estatal estão as que envolviam o núcleo da Engevix (21 anos e 4 meses), e dos marqueteiros petistas João Santana e Mônica Moura (3 anos, 8 meses e 13 dias). Além delas, os casos envolvendo a Odebrecht (16 anos e 7 meses) e o grupo de José Dirceu (6 anos e 8 meses). Duque também foi condenado no caso envolvendo a Andrade Gutierrez (28 anos, 5 meses e 10 dias) e em uma ação com outros operadores de propinas (43 anos e 9 meses).

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

perfil Luciano Balarotti
Luciano Balarotti

Repórter

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.