Luciano Hang, empresário e dono das lojas Havan, foi condenado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) a pagar uma indenização ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por danos morais. Ao todo, Hang deverá pagar R$ 33,333,33 ao político.

Luciano Hang e Lula
Mesmo condenado, Luciano Hang ainda pode recorrer (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado e Ricardo Stuckert/PR)

Inicialmente, Lula processou Luciano Hang após o empresário patrocinar aviões para sobrevoar praias de Santa Catarina em 2019 e 2020 com mensagens consideradas ofensivas. Conforme o processo, os dizeres eram “Lula cachaceiro devolve o meu dinheiro”, “Lula na cadeia, eu com o pé na areia”, “melhor que o verão é o Lula na prisão”, e outros.

Luciano Hang foi condenado após recurso

Na primeira instância, a Justiça entendeu que os pedidos de Lula eram “improcedentes”. Entretanto, ao julgar o recurso, o desembargador Flavio Andre Paz de Brum afirmou que o uso do termo “cachaceiro” era pejorativo e com o intuito de “depreciar, humilhar e manchar a imagem do autor”.

“Mais do que uma reparação individual, a responsabilização aqui se impõe como afirmação de um princípio civilizatório: a liberdade de expressão não pode ser transmutada em escudo  para legitimar o discurso de ódio, a humilhação pública e o desprezo pela dignidade humana”, afirmou.

Até o momento, Luciano Hang não se pronunciou sobre a decisão. Contudo, o empresário ainda pode recorrer.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui

Mariana Gomes

Repórter

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.