A disputa pelas vagas no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná começa a esquentar e promete fortes emoções no Tribunal de Justiça do Paraná. A eleição está marcada para o próximo dia 17 quando o Tribunal Pleno vai se reunir.

sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná
(Foto: TRE-PR)

Três vagas para desembargador estão em jogo: presidência, vice/corregedor e substituto. Como o Blog Politicamente já mostrou, as incrições para a disputa pelo comando do TRE paranaense se encerram na próxima sexta-feira (10), e pelo menos quatro magistrados estão dispostos a a entrar na peleja: Fernando Prazeres, Antônio Franco Ferreira da Costa, Luciano Carrasco Falavinha Souza e Gil Francisco de Paula Xavier Fernandes Guerra.

Fernando Prazeres teria já inclusive encaminhado uma carta pedindo votos aos colegas.

A mesma estratégia eleitoral foi usada por outro magistrado. Eduardo Cambi, oriundo das fileiras do Ministério Público do Paraná, encaminhou uma mensagem aos colegas se colocando como candidatoa vaga de desembargador substituto do TRE.

O Blog Politicamente teve acesso à mensagem de Cambi, que inicia fazendo um preâmbulo sobre a importância da Corte Eleitoral no processo democrático e na condução da eleição.

As eleições de 2026 representam um momento decisivo para a consolidação da democracia e o fortalecimento da confiança da sociedade na Justiça Eleitoral. O papel do Tribunal Regional Eleitoral será, mais uma vez, fundamental para garantir a lisura, a transparência e a legitimidade do processo eleitoral.

Dentro deste cenário, o magistrado se coloca à disposição “para atuar como Desembargador Substituto no TRE, movido pelo desejo de colaborar ativamente com essa missão institucional tão relevante”.

O mandato do atual presidente, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, e do vice e corregedor Luiz Osório Moraes Panza, se encerra no dia 31 de janeiro de 2026. Enquanto que do atual desembargador substituto,  Marcel Guimarães Rotoli de Macedo, se encerra no dia 14 de dezembro.

Lista tríplice

Além da escolha da nova cúpula do TRE do Paraná, o Tribunal Pleno do TJ vai definir a lista tríplice dos advogados que disputam a vaga de desembargador — para posterior escolha do governador Ratinho Junior.

Leia outras notícias no BP.